Exposição no Adamastor celebra os 115 anos da Banda Lira de Guarulhos

- PUBLICIDADE -
Corrida Folha Metropolitana

Entre os dias 13 e 31 de maio, das 9h às 22h, o espaço expositivo do Centro Municipal de Educação Adamastor recebe exposição em homenagem aos 115 anos da Banda Lira de Guarulhos, grupo formado em 15 de maio de 1908 e considerado patrimônio histórico da cidade. A abertura da exposição, no dia neste sábado (13), às 19h, conta com apresentação da banda. A entrada é gratuita e a classificação, livre.

Organizada em ordem cronológica, a exposição traz documentos e fotos inéditas nos quais são destacadas as contribuições de prefeitos, historiadores e figuras públicas que fizeram parte da diretoria da Lira de Guarulhos, assim como de membros ilustres e famílias tradicionais guarulhenses, pessoas que colaboraram para o seu desenvolvimento. Em meio à documentação também é possível encontrar registros dos principais eventos realizados pela banda, assim como instrumentos e uniformes antigos que ilustram a evolução da instituição ao longo do tempo.

Em ritmo de comemoração, a exposição apresenta ainda a nova diretoria e a reestruturação da corporação, o que demonstra que a Banda Lira de Guarulhos continua viva e ativa, pronta para seguir fazendo história na cidade.

Histórico

Entre 1903 e 1908 um pequeno de grupo de músicos se reunia no antigo império do Divino Espírito Santo, no Largo da Igreja Matriz, hoje praça Tereza Cristina, organizaram-se e passaram a recolher doações para a aquisição de seus instrumentos. A Câmara Municipal de Guarulhos foi de suma importância ao colaborar com a quantia de 100 mil réis, o que possibilitou a compra dos três últimos instrumentos faltantes.

Ao longo de seu centenário inúmeras ações foram registradas na cidade. Com o apoio da Prefeitura, a Banda Lira já fez mais de 1.500 apresentações no município. Muitas histórias e pessoas importantes no desenvolvimento de cidade passaram pelo conjunto.

A exposição em homenagem aos 115 anos da banda conta com o apoio da Prefeitura de Guarulhos por meio do programa Mais Futuro.

Para obter mais informações entre em contato pelo email bandaliradeguarulhos@gmail.com ou pelo WhatsApp (11) 98283-5450 (Gilmar Abbud).

O Adamastor fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.

- PUBLICIDADE -