Exposição na Biblioteca Monteiro Lobato mostra a relação entre o negro e o trabalho

Entre os dias 16 de maio e 9 de junho, de segunda-feira a sexta-feira das 9h às 18h e sábados das 9h às 14h, o Salão Expositivo da Biblioteca Monteiro Lobato apresenta a exposição “O Negro e o Trabalho”, mostra composta por cerca de 25 imagens do fotógrafo João Machado que retratam o negro em diversas atividades profissionais. A exposição, cujas fotos integram o acervo da Seção de Artes Visuais da Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer), é gratuita e tem classificação livre.

As imagens são resultado da aproximação de João Machado com a fotografia documental sobre o tema “Consciência Negra” e são marcadas por simplicidade e leveza. O fotógrafo registrou as imagens em regiões periféricas da cidade, em bairros como Lavras, São João e Soberana, buscando a singularidade de profissões como engraxate, coletor de lixo, entregador de gás, motorista de ônibus, entre outras, que atendessem a proposta de mostrar a relação do homem negro com o trabalho.

A tomada de imagens, realizada em 2004, rendeu ao trabalho uma exposição de fotos em diferentes espaços culturais da cidade. Na época, todo o acervo que compôs a mostra foi doada para a então Secretaria de Cultura.