Exposição itinerante do índio Guaru é atração em escolas de Guarulhos

Da Redação

Uma escultura com cerca de 2,5 metros de altura do índio Guaru vem circulando nos últimos dias pelas escolas públicas e particulares da cidade. Iniciativa da Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer), a visitação às escolas tem como proposta levar os alunos a refletir acerca do patrimônio imaterial da cidade.

A obra é parte das esculturas do carro alegórico abre-alas da Gaviões da Fiel, que no último Carnaval homenageou a cultura ancestral da cidade de Guarulhos por meio da história dos índios Guarus.

De acordo com o diretor de Cultura, Tiago Ortaet, a itinerância da obra tem caráter propositivo e pode ser adequada aos projetos das escolas e às reflexões do grupo de alunos e professores: “Essa obra de arte é bastante simbólica, sem dúvida, leva a criança e o adolescente a questionar sobre nossa cultura ancestral, o berço indígena de nossa cultura local”, disse.

Ortaet também enfatiza a brilhante mediação que os professores têm feito, sobretudo os especialistas da área de Artes, com provocações estéticas de alto valor artístico.

Foto: Divulgação