Exposição de fotos na Linha 4-Amarela mostra Alemanha Oriental

Em comemoração aos 30 anos da Reunificação Alemã, o Consulado Geral da Alemanha traz para São Paulo a exposição “Harald Hauswald: vivendo na Alemanha Oriental”. Organizada em parceria com a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, a mostra, inédita no país, pode ser vista durante dezembro na Estação Faria Lima.

A manifestações pacíficas e a queda do Muro de Berlim em 1989, permitiu que menos de um ano depois, em 3 de outubro de 1990, ocorresse a reunificação. Não foram apenas dois estados que se tornaram um, e sim, duas sociedades que se desenvolveram separadamente ao longo de décadas, e que agora precisavam crescer juntas novamente.

“Tenho curiosidade pelas pessoas e pelo mundo, me coloco entre os fotógrafos de rua. Não há nada mais emocionante do que observar o que está ao seu redor e encontrar imagens que podem contar pequenas histórias, colocar o espectador em movimento em que ele descobre algo próprio, torna-se parte da curiosidade”, diz o fotógrafo Harald Hauswald sobre a seleção de imagens para esta exposição.

As fotos de Harald Hauswald mostram a vida cotidiana durante os tempos da República Democrática Alemã RDA pouco antes da reunificação. São testemunhos do dia a dia no socialismo, em particular o desenvolvimento urbano de Berlim Oriental e o trabalho dos grupos de oposição, por artistas e outras comunidades juvenis. A exposição traz uma perspectiva pessoal, empática, única do artista e, ao mesmo tempo, celebra os 30 anos de reunificação enfatizando os valores que esta representa: liberdade, direitos humanos e igualdade.

“As imagens de Harald Hauswald são uma revelação estética e artística. Porém, atuam também como testemunhas históricas da vida na RDA de um jeito muito particular. Estamos muito felizes em poder realizar esta exibição por ocasião dos 30 anos de reunificação da Alemanha”, diz o cônsul-geral de Alemanha em São Paulo, Sr. Thomas Schmitt.

Juliana Alcides, gestora de Sustentabilidade da ViaQuatro, afirma que a mostra é um incentivo para ampliar o acesso à informação e ao conhecimento sobre uma parte interessante da história recente deste país. A iniciativa se junta a outras realizadas na ViaQuatro. “Além de oferecermos um transporte seguro e confortável, também buscamos proporcionar às pessoas que circulam pela Linha 4-Amarela oportunidades de contato com diversas manifestações artísticas e culturais”.

Serviço:

Harald Hauswald: Vivendo na Alemanha Oriental
Estação Faria Lima de metrô – Linha 4 Amarela: de 1 a 30 de dezembro

Sobre o artista:

Harald Hauswald viveu em Berlim Oriental desde 1977. Participou da Associação de Artistas Visuais da república Democrática da Alemanha – RDA (VBK). Ele foi o primeiro fotógrafo da RDA a publicar reportagens fotográficas em revistas da Alemanha Ocidental, tais como GEO, Zeitmagazin e Taz, sempre com o uso de pseudônimos. Harald Hauswald recebeu recentemente a Cruz de Mérito Federal e tornou-se um respeitado fotógrafo alemão com mais de 250 exposições individuais na Alemanha, EUA, França, Itália e Holanda, bem como uma ampla variedade de publicações sobre o assunto de Berlim Oriental. Suas fotos da época anterior à queda do Muro moldaram claramente a imagem da RDA e as memórias de Berlim Oriental.