Etapa escolar do JEM favorece a interdisciplinaridade na rede municipal

Camila Rhodes/PMG
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Nesta quinta-feira (10) os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da EPG São Domingos participaram do desfile de abertura da etapa escolar dos Jogos Escolares Municipais (JEM) no CEU São Domingos. Como foco das atividades elaboradas pela unidade escolar e que seguem até o final de novembro, os professores destacaram a interdisciplinaridade como aspecto essencial do trabalho.

Para o professor Rafael Albuquerque, de educação física, unir a escola em um único projeto foi desafiador. “Enquanto educador, penso que a aprendizagem só acontece quando o conteúdo é contextualizado e abordado de diversas formas. Daí a importância do trabalho multidisciplinar nos JEM, no qual todos abordam um único tema a partir da proposta curricular, dando sentido ao que se aprende ao propiciar vivências, práticas, participação, envolvimento e apropriação do conhecimento”.

O contato com outras culturas

Com as turmas da educação infantil, as atividades propostas para essa etapa dos jogos, com foco em diferentes brincadeiras, têm como campo de experiência o contato com o outro, com outras culturas, com o mundo e toda a sua diversidade.

A professora de língua inglesa Marisa Donizete Silva enfatizou o apoio da gestão escolar para o envolvimento dos demais docentes da escola. “Os professores do maternal e dos estágios compreenderam a proposta e com muita agilidade desenvolveram os trabalhos com os educandos da melhor forma possível. E hoje, neste desfile, podemos observar o resultado do empenho de todos os profissionais da unidade escolar”.

Marisa esclareceu ainda que as atividades dos JEM para essa etapa de ensino devem partir do entendimento de que a criança conhece a si mesma como ser humano possuidor de características próprias e pertencentes a determinado grupo social e cultural. Esse entendimento é o que a faz aprender a valorizar e respeitar outros grupos e culturas e o mundo que a rodeia.

Para o coordenador de Programas Educacionais da Secretaria de Educação, Leonardo Geronazzo, a interdisciplinaridade nos jogos permite a compreensão de limites de espaço e tempo, caracterizados pela criação, e cuja essência são a espontaneidade, o teor e a liberdade. “Com isso se constrói e reconstrói simbolicamente a realidade e se recria a partir do que já existe nas matrizes indígena, africana, afro-brasileira e da cultura imigrante, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico e cultural na preservação das diferentes culturas”.

Compartilhando experiências e vivências

Já no ensino fundamental, as atividades dos JEM consideram o trabalho interdisciplinar da educação física nas áreas de linguagens e cultura corporal a partir de ações significativas para dar sentido a brincadeiras, lutas, esportes, danças, ginásticas e práticas corporais de aventura.

A professora de artes Luciana Franca observou como é gratificante o trabalho realizado pela equipe de professores da EPG São Domingos. “Contar com essa equipe interdisciplinar para desenvolver a etapa escolar dos JEM exigiu o envolvimento de todos em diferentes funções, conhecimentos e qualificações que se complementaram. Para o alcance desse objetivo comum toda a escola esteve engajada para proporcionar aos educandos o compartilhamento de experiências e vivências que muito contribuem para o desenvolvimento integral deles”.

No planejamento das atividades do JEM, a EPG São Domingos considerou ainda que as brincadeiras e interações favorecem vivências para o autoconhecimento e para a utilização da linguagem não verbal como forma de expressão e conhecimento.

Para saber mais sobre os Jogos Escolares Municipais acesse bit.ly/jem_2022.

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