Estudantes de Guarulhos terão Passe Livre no transporte público

Mayara Nascimento

Os alunos de Guarulhos devem ser beneficiados, no segundo semestre deste ano, com o Passe Livre Estudantil. A medida foi anunciada ontem pelo prefeito Guti, durante o lançamento do Plano Estratégico Intersecretarial.

Segundo ele, o benefício será concedido para aqueles que não possuem condições de bancar o transporte público. O estudante precisa estar cadastrado do CadÚnico, comprovar sua necessidade e seu vínculo com os estudos. “Estamos equacionando a questão financeira e iremos lançar o programa entre novembro e dezembro. É um compromisso da prefeitura com os estudantes”, afirmou o prefeito Guti ontem.

Das 117 ações do Plano Estratégico Intersecretarial, 19 já foram entregues nos primeiros meses do ano. O restante, onde a maioria já está em andamento, será entregue até dezembro. Além do Passe Livre Estudantil, será implementado ainda, a Cerca Digital, onde câmeras farão o monitoramento em tempo real das entradas e saídas da cidade, com a finalidade de manter a segurança. “Queremos ampliar o número de câmeras e integrar aos agentes de trânsito e da Polícia Militar. Através de inteligência artificial, iremos fazer leitura de placas e identificar quem entra e quem sai da cidade”, complementou o prefeito.

Outra ação é a de acabar com as escolas de lata Jean Piaget e Mário Lago e entregar três novos CEUs, um no Itapegica em agosto, outro no Continental em novembro e o último em Bonsucesso até dezembro. Também serão construídos 100 novos parquinhos e 100 novos fit parques. Um aplicativo de zeladoria será lançado para que a população ajude a prefeitura a realizar a manutenção desses espaços públicos.

Na área de desenvolvimento social, serão lançados 11 novos cursos no Centro De Treinamento De Mão De Obra (CTMO) e acontecerão dois feirões de emprego. “A principal política pública é a geração de empregos, pois gera renda e gira a economia da cidade. Teremos dois milhões de empregos na cidade até o final do ano”, contou Guti em relação às novas empresas que estão chegando a Guarulhos.

Entre as ações já realizadas está o Regime Próprio para os servidores municipais, gerando economia aos cofres públicos. Na área de empregabilidade, está em andamento o concurso de inspetores de renda, com 50 vagas. Outra conquista foi o portal do Procon Guarulhos, onde o consumidor pode fazer as denúncias de forma online e não precisa ir pessoalmente até o local.

Imagem: Mayara Nascimento