Da Redação
Incentivar a criatividade nos alunos e compartilhar as práticas pedagógicas entre professores e instituições de ensino de Guarulhos e região. Esse foi o objetivo da Expocriatividade, que acompanha a Semana do Conhecimento no Adamastor Centro. O evento realizado ontem, abordou o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.
Nesta 3ª edição, cerca de 800 alunos da prefeitura participaram de diversas atividades educativas, tais como apresentações de teatro, oficinas mão na massa e entrega de gibis. A exposição de projetos é direcionada aos alunos e professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e EJA (Educação de Jovens e Adultos), além de visitantes das escolas públicas e particulares.
A aluna do 3º ano da EPG Gracira Marchesi Trama, Laryssa Martins Adão, estava impressionada com a exposição de maquetes desenvolvidas pelos alunos por meio das instruções dos professores. “É muito legal ver tanta criatividade junta feita pelas crianças e professores, além de poder brincar com alguns dos projetos desenvolvidos”, vibrou a aluna.
Ao longo do dia, os alunos assistiram peças de teatro da Trupe Akadeka e a Cia de Teatro Ponte Alta.
Inovação e sustentabilidade
Segundo a professora Rosana de Fátima Romero Bononi, da EPG Inez Rizzatto Rodrigues, há alguns anos vem desenvolvendo com os alunos um projeto que visa o respeito ao meio ambiente com aulas práticas e ações voltadas para sustentabilidade. “O projeto Novo Olhar enxerga novas possibilidades para os objetos considerados descartáveis e ressignifica através de produções inovadoras, pautadas no princípio da robótica, que incentivam a criatividade dos alunos”, explicou a professora, que participa todos os anos com muito engajamento do evento.
Na ocasião, a professora apresentou 11 projetos realizados com a turma do 5º ano. Uma de suas alunas, Allana Ferreira Silva, apresentou algumas invenções: “O Futebol de imãs faz com que a força magnética dos imãs dos bonecos faça o gol. Já o Braço robótico hidráulico funciona com a pressão da água”, relatou.
A Expocriatividade contou ainda com diversas parcerias. Na Matemateca, composta por professores do Instituto de Matemática e Estatística da USP, os professores da rede que receberam formação apresentaram objetos para despertar a curiosidade dos visitantes, dentre eles, o jogo da velha 3D, vingança olímpica, Pitágoras e sela.
A Rede de Aprendizagem Criativa, ESAP Lab – Laboratório de Inovação da Secretaria de Gestão de Guarulhos, Fábrica de Nerds, Legand – Educação e Tecnologia, Colégio Batista, Banca da Ciência UNIFESP e USP, Eniac e diversos profissionais da Rede Municipal participaram da formação “Professor que Inova”, oferecendo oficinas.
No encerramento do evento, os alunos da EJA assistiram a apresentação da Orquestra de Violeiros Coração da Viola e do Grupo Teatral Reverberantes.
Ao todo, 15 escolas da Rede Municipal foram aprovadas e apresentaram seus projetos. As EPGs Casimiro de Abreu; Anísio Teixeira;Josafá Tito;Paulo Autran, Deucélia Adegas; Inez Rizzatto; Gracira Marchesi, Walter Efigênio; Jeanete Beauchamp; Ione Gonçalves; Alfredo Volpi; Jorge Amado; Dorcelina de Oliveira; Celso Furtado e Capitão Gabriel.
Fonte: Prefeitura de Guarulhos