Escola SUS promove encontro de conselheiros em Saúde

Assunto: HMU Atendimento Local: HMU Data: 23.11.2017 Foto: Fabio Nunes Teixeira

A Secretaria de Saúde, por meio da Escola SUS, promove nesta quinta-feira (24) o Encontro de Conselheiros em Saúde, para o qual foram convidados os cerca de dois mil representantes dos Conselhos Gestores e Municipal de Saúde. O evento, que será realizado no salão de artes do Adamastor Centro, das 8 às 12 horas, tem por objetivo garantir espaços ampliados e democráticos para reflexão sobre a temática da participação popular e controle social.

A iniciativa integra a programação do curso de formação dos conselheiros, que teve início em abril passado e é realizado em diversas turmas a partir da realidade de cada região de saúde. Cada grupo contará com seis encontros de quatro horas cada, nos quais serão abordados os processos saúde/doença e de trabalho nas unidades de saúde; participação popular e controle social; papel dos conselheiros de saúde; políticas de saúde; a história dos conselhos de saúde; o SUS Guarulhos e as redes de atenção; e PróRede (recursos descentralizados de Saúde).

Segundo explicou Maria de Jesus Assis Ribeiro, da equipe técnica da Escola SUS, o encontro desta quinta-feira servirá para fortalecer o debate e proporcionar aos conselheiros um espaço para trocar experiências e conhecimentos. Para tanto, contará com intervenções de Educação Popular em Saúde, com os educadores da Tenda Paulo Freire, que irão sensibilizar o público para a importância da participação popular nas ações políticas relacionadas à Saúde Pública.

Por meio de interações reflexivas mediadas pela arte, os educadores estimularão o diálogo saudável e o vínculo das pessoas com os ambientes coletivos de controle social. O projeto de educação popular da Tenda Paulo Freire é totalmente baseado no conhecimento popular, mesclando com práticas integrativas como Reike.

Programação

8h – Acolhimento e Recepção (Intervenções Culturais Tenda Paulo Freire)

9h – Abertura: Secretário da Saúde, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Departamento de Assistência Integral à Saúde

9h30 – Palestra sobre Participação popular e Controle Social – O  papel dos/as conselheiros/as

Palestrante Sirlene Cheriato (Professora universitária, mestre em Arquitetura e Urbanismo, especialista em Gestão Ambiental e Feng Shui).

10h – Debate

10h30 – Participação social e cuidado em saúde – Tenda Paulo Freire

12h – Encerramento

Foto: Divulgação