Escola Pública de Trânsito produz vídeos sobre segurança para motociclistas

“Perceba o risco, proteja a vida”. Esta é a mensagem transmitida em vídeos, para preservar a vida dos motociclistas que circulam pelo município, que o Departamento de Trânsito de Guarulhos elaborou, através da Escola Pública de Trânsito. Três peças mostram normas de segurança que orientem os condutores em suas ações e visam a diminuir os números de acidentes e vítimas. Os vídeos serão divulgados pelas redes sociais da Prefeitura e o primeiro deles, já disponível, fala sobre a importância da utilização correta do capacete, um dos itens de segurança que mais contribuem para a redução no número de mortes.

Análise realizada pelo Observatório Municipal de Segurança Viária neste período de pandemia mostra que os motociclistas continuam sendo as maiores vítimas da violência no trânsito. As estatísticas revelam que as vítimas são principalmente jovens com idade entre 18 e 29 anos, que representam 43,7% do total de fatalidades em motocicletas. Esses números subiram devido à expansão do serviço de entrega por delivery neste período de isolamento social.

Por esse motivo, os vídeos significam um passo significativo no sentido de orientar aos motociclistas sobre os comportamentos mais seguros no trânsito como forma de evitar acidentes e a diminuir a demanda hospitalar.

O primeiro vídeo está no Instagram da Prefeitura de Guarulhos com o mote “O uso do capacete é essencial para sua segurança”. Nele, dois agentes de trânsito fazem a demonstração correta do uso do equipamento. Ele pode ser acompanhado no Instagram pelo link https://www.instagram.com/p/CCT5FeEgf1D/?igshid=1fb05y15p5w13. O mesmo vídeo também está no Facebook e pode ser visto pelo link https://www.facebook.com/457869997624115/posts/3151112251633196/.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos