Escola da Prefeitura recebe projeto PhotoTruck

Da Redação

Nessa segunda e terça-feira, dias 1º e 2, a Escola da Prefeitura de Guarulhos “ Professora Ione Gonçalves de Oliveira de Conti”, localizada no Pimentas, recebeu o PhotoTruck, projeto do Instituto CCR em parceria com a Secretaria de Educação, que tem por objetivo promover conscientização, desenvolvimento social e artístico, além de despertar nos alunos um novo olhar sobre o mundo por meio da fotografia.

O PhotoTruck é uma unidade móvel equipada com impressoras de alta qualidade, internet, câmeras fotográficas e até uma câmara escura, que simula o interior de uma câmera fotográfica gigante, onde são realizadas aulas sobre os princípios fotográficos para que os alunos possam compreender os fundamentos da fotografia.

Uma das principais atividades do PhotoTruck envolve a produção de uma foto com uma mensagem que a contextualiza. Durante a atividade, os alunos dos 4ºs e 5ºs anos puderam compreender de forma lúdica a magia da fotografia, desde o processo de criação da foto, da captura da imagem até a impressão registrada pelo ponto de vista de cada um.

Para a aluna Ana Luiza Silva, do 5º ano, a atividade foi muito interessante e despertou sonhos. “Como o tema para fotografar era um futuro melhor, eu decidi tirar fotos das árvores e flores que temos aqui na escola. Meu desejo é que as pessoas possam conservá-las, porque elas são essenciais na nossa vida”, disse a aluna.

Já a aluna Eloá Macedo, também do 5º ano, se divertiu muito com a aula sobre fotografia. “Eu adoro tirar fotos, espero que tenha mais atividades como esta na escola. Vou compartilhar com todos os meus amigos o que eu aprendi hoje”, contou.

No minilaboratório fotográfico que há dentro do PhotoTruck, os alunos puderam ainda tirar selfies e imprimir em seguida. No final das oficinas, as imagens produzidas pelas crianças se transformaram em exposições nas paredes da escola.

Imagem: Eduardo Calabria