Esap e Serviços Públicos formam servidores em curso sobre sustentabilidade

Assunto:Encerramento Sustentabilidade Local:Adamastor Data:01.11.2019 Foto:Sidnei Barros/PMG

Da Redação

A Escola de Administração Pública Municipal (Esap), em parceria com o Programa Lixo Zero, da Secretaria de Serviços Públicos (SSP), formou nesta manhã a 10ª turma do curso “Os Caminhos da Sustentabilidade na Administração Pública”. Os alunos realizaram a última aula com apresentação dos seus trabalhos de conclusão de curso, que pedia uma ação de implantação do conceito lixo zero em seus ambientes de trabalho.

De acordo com Celi Pereira, chefe de divisão técnica da SSP, é essencial que os servidores se interessem por assuntos como estes, já que eles podem se tornar multiplicadores. “A atitude de uma pessoa pode se expandir, tanto para dentro da casa dela, quanto no local de trabalho e ainda para toda a cidade. Nesta turma, notamos que a aceitação dentro dos setores foi muito boa, as pessoas se interessaram mais pelas ações realizadas por cada um dos alunos”, afirmou.

Rita de Cássia Xavier, diretora da EPG Celso Furtado, afirma que este sempre foi um tema abordado dentro da escola e que se inscreveu no curso para ter a possibilidade de aprender cada vez mais e passar mais conhecimento para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Lá na escola realizamos uma competição de cozinha com idéias sustentáveis de reaproveitamento de cascas, entre outras. Teve premiação, fizemos um livrinho de receitas assinadas pelos alunos, noite de autógrafos, foi tudo muito lindo. Percebemos que eles se interessaram bastante e que estão levando esse tema para casa, para as rodas de amigos”, ressaltou.

O curso

O curso tem o objetivo de sensibilizar e capacitar gestores e servidores públicos municipais para compreenderem a importância de práticas sustentáveis no ambiente de trabalho, apresentando as implicações socioambientais envolvidas, para que se tornem agentes multiplicadores e implantem os ensinamentos em cada uma das pastas.

As aulas abordaram temas como recursos naturais e bens públicos, gestão dos resíduos sólidos em Guarulhos, sensibilização, monitoramento e avaliação de projetos, entre outros.

Fonte: Prefeitura de GUarulhos