EPG Selma Colalillo reforça ações de conscientização sobre o meio ambiente

Da Redação

Neste mês de setembro, a EPG Selma Colalillo, na Vila Rio de Janeiro, vem realizando ações internas de conscientização sobre como contribuir com o planeta, mostrando a diferença entre lixo orgânico e resíduos recicláveis, além de esclarecimentos sobre a importância da compostagem. As atividades desenvolvidas têm por base o Programa “A Escola de Mãos Dadas com a Vida”, em conjunto com o Programa Lixo Zero, com palestras e mutirão pela limpeza ao redor da escola e do bairro.

As crianças estão aprendendo na prática, por meio de situações concretas, a separação dos resíduos bem como a confecção de uma composteira. “Nossa escola realiza a compostagem e o chorume pode ser utilizado para adubar nossas plantas. Quanto maior a quantidade de resíduos, mais nutritivo será o chorume produzido.”, explica a coordenadora pedagógica Priscila Souza Nascimento.

A auxiliar de serviços gerais da Proguaru, Elisabete Paulino Luciano, auxiliou na ação, explicando o que tem dentro de uma composteira, esclarecendo aos professores e alunos todo processo até chegar às plantas da escola. Já a professora Joyce Recco Forny, ressaltou quais as vitaminas que as plantas recebem para ficarem fortes e saudáveis.

Educação ambiental para um planeta sustentável

Durante as atividades na última sexta-feira (14), os alunos foram incentivados a separar o lixo orgânico do resíduo reciclável na prática. Além disso, foram realizadas brincadeiras orientando sobre onde descartar resíduos recicláveis e orgânicos, mostrando que mesmo dentro de nossas casas, podemos realizar a seleção desses resíduos de forma responsável.

A escola deu atenção especial ao descarte dos resíduos, dentre eles, orgânicos, recicláveis e eletrônicos, como pilhas, baterias, entre outros. O uso da bag, uma sacola gigante que as crianças utilizam na escola na coleta de resíduos, também foi essencial durante as atividades.

As ações internas também foram para além dos muros da escola. No sábado (15), pais e responsáveis também participaram da palestra e do mutirão de limpeza, ao redor da escola e do bairro.

A diretora Rosalina Yamada ficou entusiasmada com o resultado de ver as ruas limpas e poder contribuir com o meio ambiente: “Foi gratificante ter a participação dos pais, alunos e funcionários da escola. Estar colaborando para deixar nosso planeta cada vez melhor, por meio de ações de conscientização e mostrando que pequenos gestos podem transformar o mundo”, relatou a gestora.

A ação contou ainda com as parcerias da Secretaria do Meio ambiente, da Lions Club Guarulhos e UBS Vila Rio.

Imagens – Divulgação