Entre janeiro e agosto, EDP beneficiou mais de 9 mil famílias com a construção de rede de energia pelo projeto Boa Energia na Comunidade

Entre janeiro e agosto deste ano, mais de 9 mil famílias foram beneficiada com o acesso a um serviço de fornecimento de energia seguro, ágil e eficiente a partir da implantação da rede de energia elétrica da EDP, distribuidora de energia elétrica que atende Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte, com o projeto Boa Energia na Comunidade.  

O programa inclui, dependendo da característica do local, a doação de poste padrão para as residências ainda não conectadas ao sistema da EDP, rede de distribuição em média tensão, posteamento, caixa de medição, entre outras medidas técnicas para a melhoria completa dos serviços.

Guarulhos (5.118 famílias), Mogi das Cruzes (1.914 famílias), Itaquaquecetuba (756 famílias) e Suzano (670 famílias), Caraguatatuba (551) e São Sebastião (94) foram as cidades que receberam o projeto Boa Energia na Comunidade até o momento. A tecnologia embarcada permite o acompanhamento em tempo real de todo o sistema pela EDP, trazendo benefícios diretos aos moradores, como:

  • Monitoramento remoto e em tempo real da rede elétrica pelo Centro de Operação Integrado (COI) da Distribuidora, identificando automaticamente qualquer anormalidade no sistema, como possível interrupção no abastecimento de energia. Esta configuração permitirá um atendimento com agilidade e eficácia ao consumidor;
  • Mais segurança e qualidade no fornecimento de energia elétrica à população local;
  • Leitura remota do consumo de energia, sem a necessidade de visita do leiturista;
  • Agilidade no atendimento de solicitações para religação e suspensão de energia, com retorno remoto e rápido;

Os projetos são feitos em parceria com as prefeituras locais, já que as concessionárias de energia só podem atuar em localidades regularizadas pelo poder público municipal. O gestor de eficiência energética da EDP, Thiago Lafalce, ressalta que “o fornecimento de energia regular é um passo importante para o desenvolvimento e progresso regional, e as tecnologias aplicadas na rede que atende a estas famílias permite entregar uma energia elétrica segura e com a máxima qualidade”.

Conscientização sobre o uso eficiente da energia

Após a finalização das obras nos locais são realizadas ações de conscientização junto aos moradores referente ao uso seguro e racional da energia elétrica. Os Agentes da Boa Energia, técnicos do projeto desenvolvido pela EDP, visitam as residências orientando sobre economia de energia, para que a conta de luz caiba de forma saudável no orçamento doméstico, sobre a possibilidade de cadastro no programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que permite desconto de até 65% na fatura, bem como sobre a renegociação de eventuais débitos com a Concessionária, com condições diferenciados. Além disso, cada família tem direito de substituir até 8 lâmpadas de maior consumo por LED, que são mais econômica, duráveis e sustentáveis.

- PUBLICIDADE -