Eniac sai na frente e retoma aulas com alunos veteranos na próxima segunda-feira (11)

O Eniac sai na frente e inicia suas aulas em 2021 já na próxima semana, dia 11 de janeiro, tanto para os alunos do colégio quanto para os estudantes do ensino superior.

Após um ano marcado por diversas restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, a instituição respeitará os limites de alunos em sala de aula, impostos pelo Governo do Estado, e disponibilizará um sistema híbrido de ensino – o sistema Flex 4.0 –, com aulas presenciais e online, sem custos adicionais, respeitando, assim, a autonomia de pais e alunos, que poderão acompanhar as aulas no Eniac ou remotamente.

De acordo com o mantenedor do Grupo Eniac, o professor Ruy Guérios, as duas modalidades se complementam, facilitando a vida dos estudantes. “Para garantir o sucesso deste método estamos testando, desde outubro, equipamentos de última geração e controlados por Inteligência Artificial. Ou seja, a câmera vai acompanhar o professor a todo o momento e o microfone também vai captar o som ambiente de maneira inteligente, minimizando possíveis interferências para quem quiser acompanhar as aulas de casa ou de qualquer outro lugar”, explicou.

Caso opte por não ir à instituição, o aluno assistirá exatamente à mesma aula que os estudantes acompanharão “in loco”. Além disso, caso não consiga acompanhar a aula ao vivo, o aluno terá acesso a todo o conteúdo no portal do Eniac, quando e onde quiser, pois todas as aulas serão gravadas.

Ruy também destacou que todos os protocolos sanitários do Estado de São Paulo e da cidade de Guarulhos serão respeitados nesta retomada das atividades presenciais.

“Estamos alinhados com todas as recomendações feitas pelas autoridades. Será um retorno gradual e feito por meio de um revezamento, pré-combinado com todos os estudantes ou seus responsáveis. Todos terão que utilizar máscaras e manter o distanciamento mínimo”, argumentou o professor.

De acordo com o plano do governo estadual, se Guarulhos estiver na fase vermelha ou na laranja do plano de flexibilização, apenas 35% dos alunos da educação básica poderão estar presencialmente no Eniac. Quando a cidade estiver na fase amarela, poderão assistir às aulas presencialmente 70% dos alunos da educação básica e 35% do ensino superior.

Calendário

Para os alunos da modalidade presencial, a programação de revezamento será informada por meio do grupo de WhatsApp de cada turma. Já para os estudantes da modalidade Educação a Distância (EaD), as aulas já vão começar no próximo dia 11 de janeiro.

“Não podemos perder mais tempo. O Eniac, até por todo o seu ‘know-how’, adaptou-se muito bem ao novo normal imposto pela pandemia. No entanto, mesmo assim, decidimos retomar as aulas já em janeiro, pois já sofremos demais com todas as mudanças provocadas pela Covid-19”, completou Ruy.

Mas é importante deixar claro que os candidatos que quiserem se matricular no Eniac depois do início das aulas, em 11 de janeiro, poderão fazê-lo, pois a instituição oferece entradas mensais, ou seja, o aluno que começar em fevereiro não será prejudicado com a perda de conteúdo, já que as aulas são ministradas por módulos.