Eniac e Prefeitura renovam acordo de cooperação para ações no Centro de Inovação Tecnológica – CITIG

- PUBLICIDADE -

Documento que servirá como guia de atividades nos próximos cinco anos foi assinado nesta segunda-feira pelo reitor Ruy Guérios e pelo secretário da SDCETI de Guarulhos, Jorge Taiar

O ENIAC – instituição referência em inovação e tecnologia do ensino básico ao superior –assinou um acordo de cooperação com a Prefeitura de Guarulhos, nesta segunda-feira, 03/07, para ações no CITIG – Centro de Inovação Tecnológica INNOVATION-ENIAC Guarulhos. A renovação do acordo foi assinada pelo reitor Ruy Guérios, pelo vice-reitor e coordenador do CITIG, Pedro Guérios, e pelo secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação de Guarulhos (SDCETI), Jorge Taiar. O documento terá validade pelos próximos cinco anos.

O CITIG é um pólo de desenvolvimento de tecnologia e geração de negócios, com sede no Campus do ENIAC e que conta com o apoio da Prefeitura de Guarulhos, por meio da SDCETI. O objetivo do projeto é estimular o crescimento sustentável de Guarulhos, colocando a cidade ao lado de outros destacados centros de inovação do mundo.

Vice-reitor do ENIAC e coordenador do CITIG, Pedro Guérios afirmou que a assinatura do acordo de cooperação é mais um passo para que todo o potencial econômico e inovador de Guarulhos e região seja aproveitado pelos empreendedores locais.

“Precisamos colocar Guarulhos no mapa da inovação. E o CITIG opera de acordo com as demandas mais urgentes da nossa sociedade. Vivemos em um momento em que as pessoas empreendem cada vez mais. Tanto é verdade que, só nos primeiros quatro meses deste ano, 11 mil empresas foram abertas em nosso município, segundo a Prefeitura”, disse Pedro.

“Então, neste cenário, o projeto fomenta a comunidade empresarial guarulhense, com premissas sociais, inovadoras e tecnológicas aplicadas nos principais centros do mundo. No CITIG, usamos bases do conceito ESG (sigla inglês para Ambiental, Social e Governança) e definições da Indústria 4.0”, continuou.

Pedro salientou que, ainda dentro do planejamento do ENIAC, em sua busca por métodos inovadores, a instituição de ensino anunciou recentemente a criação da ENIAC Ventures, fruto de uma união com a FCJ, maior rede de Venture Builder da América Latina, com presença nos EUA e Europa.

“Esse é outro projeto que visa atrair, fomentar e selecionar startups promissoras, fazendo a conexão entre elas e o mercado. O primeiro fundo de Corporate Venture Builder dentro de um ambiente acadêmico é mais uma iniciativa inovadora do ENIAC para ajudar nossos alunos e parceiros a responder aos desafios e dilemas do século XXI”, completou o vice-reitor, que defende que um ambiente favorável para as novas startups deve ter o tripé “academia-empresas-poder público”.

- PUBLICIDADE -