Eniac desenvolve Estação Meteorológica com informações do clima em tempo real

- PUBLICIDADE - Anuncie

O Eniac desenvolveu e implementou a primeira Estação Meteorológica no Centro de Guarulhos, segunda maior cidade do Estado de São Paulo. O projeto foi desenvolvido por meio de uma parceria entre o Centro de Inovação e Tecnologia de Guarulhos (Citig) e o Núcleo de Pesquisa (NupE) da instituição.

Localizada no campus do Eniac, a Estação Meteorológica é apenas a segunda no município. A primeira está no Aeroporto Internacional, em Cumbica, longe da região central. Tanto que, até o lançamento do equipamento desenvolvido pelo Eniac, a estrutura similar mais próxima ficava no Mirante de Santana, zona norte de São Paulo.

“Com a Estação Meteorológica Citig/Eniac, as medições do clima na região serão mais precisas. Agora, mediremos em tempo real: temperatura, velocidade do vento, nível de raio UV, direção do vento, umidade, pluviometria etc”, comemora o mantenedor da instituição, professor Ruy Guérios.

De acordo com o professor Sebastião Garcia, coordenador do Citig, a pesquisa para o projeto começou ainda em junho de 2019, com o trabalho realizado por membros (pesquisadores e alunos) do NupE. No último mês de agosto, eles apresentaram os estudos e a ideia de produto final aos engenheiros do Citig, responsáveis por toda a parte eletrônica, de controle, testes e instalação da estação, além de acrescentarem mais dados à pesquisa inicial.

“Agora, com a Estação em funcionamento, partimos para mais pesquisas e a homologação do equipamento junto ao INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)”, explica o professor.

Hoje, o grupo de profissionais envolvidos diretamente no funcionamento da Estação Meteorológica Citig/Eniac é composto por dois engenheiros de automação e controle, um engenheiro em mecatrônica, dois engenheiros eletricistas, dois técnicos em mecatrônica e três estagiários. A supervisão geral é do professor Sebastião.

“Além de realizar uma medição meteorológica assertiva, a Estação também possui uma interface mais moderna em termos de aplicação em IoT, baseada na tecnologia da IBM. A iniciativa permitirá a realização de novas pesquisas e inovações na cidade”, completa Ruy Guérios.

- PUBLICIDADE -