Eniac abre inscrições para cursos gratuitos de Comunicação, Matemática e Tecnologia

O ENIAC, por meio de seu braço social, o Citig (Centro de Inovação Tecnológica Innovation Guarulhos), abre inscrições para o programa CoMaTec, que disponibiliza cursos gratuitos nas três principais competências exigidas pelo mercado de trabalho atualmente: Comunicação, Matemática e Tecnologia. As aulas estão previstas para começar no próximo mês de agosto e a duração é de três meses. 

Para participar do CoMaTec, o aluno precisa estar, no mínimo, no 9º ano do Ensino Fundamental ou ser formado no Ensino Médio pela rede pública. As inscrições gratuitas devem ser feitas por meio DESTE SITE

De acordo com o mantenedor do ENIAC, professor Ruy Guérios, o CoMaTec foi idealizado para proporcionar capacitação e desenvolvimento social a jovens que enfrentam dificuldades em sua trajetória regular de ensino, ao mesmo tempo em que precisa se preparar para um mercado de trabalho mais exigente e que depende de uma mão de obra com características mais abrangentes. 

“Precisamos estabelecer um alicerce forte para a construção de todas as competências necessárias, visando formar os profissionais do futuro. E esses profissionais precisam estar, entre outras coisas, hábeis nessas três frentes: comunicação, matemática e tecnologia”, disse o professor Ruy. 

Durante os cursos, os estudantes serão introduzidos a metodologias inovadoras de ensino, como: PBL (Problem Based Learning – aprendizagem voltada para resolução de problemas); Peer Instruction (onde alunos instruem uns aos outros); e Gamificação (uso de dinâmicas de jogos para engajar os alunos, resolvendo problemas e melhorando o aprendizado). 

Mais benefícios do CoMaTec 

– Transmissão de aulas ao vivo; 

– Aulas gravadas para assistir quantas vezes desejar; 

– Plataforma tecnológica com todo conteúdo digital; 

– Inovação e aprendizado prático; 

– Formação para o mundo 4.0; 

– Biblioteca Digital.  

Além disso, os alunos que tiverem participação ativa no programa, realizando todas as entregas necessárias e conquistando uma nota média acima de 8 (oito), poderão usar tais créditos para eliminar disciplinas em um possível futuro curso técnico ou de graduação do ENIAC. 

“Com o CoMaTec, a nossa instituição mantém a missão de educar e formar cidadãos para obter sucesso na vida, sendo competentes no mercado de trabalho de maneira sustentável”, completou Ruy.