Encontros mensais no Sesc Avenida Paulista debatem escritos produzidos por mulheres

Mary Wollstonecraft (Mrs William Godwin) c.1790-1 John Opie 1761-1807 Purchased 1884 http://www.tate.org.uk/art/work/N01167

Da Redação

O Sesc Avenida Paulista promove a partir deste mês encontros mensais para o debate e leitura de escritos produzidos por mulheres, em diferentes momentos da história e nacionalidades distintas. Na quinta-feira (16), às 19h, inaugurando a série de encontros, as historiadoras Romilda Motta e Ivania P. Motta trazem para apreciação o livro “Reivindicação dos direitos da mulher”, da inglesa Mary Wollstonecraft. A obra, pioneira nos debates feministas, traz uma reflexão sobre o papel social da mulher e os desdobramentos dessa marginalidade. Apesar da presença das especialistas, a ideia é de que o público seja ator principal nos encontros, e que o professor envolvido seja apenas um mediador, um instigador do debate. Os encontros abertos acontecem uma vez por mês na biblioteca da Unidade e a leitura prévia dos escritos não é condição para a participação, porém não deixa de ser um ingrediente facilitador de interação.

A OBRA

Escrita em plena efervescência das ideias suscitadas pela Revolução Francesa, a obra de Mary Wollstonecraft, Reivindicação dos Direitos da Mulher (Vindication of The Rights of Woman), publicada em Londres no ano de 1792, reflete sobre a situação da mulher na sociedade, suas implicações e suas consequências. O texto, instigante e atual, é considerado pioneiro e propulsor da luta feminina/feminista pela igualdade de direitos.

O PROJETO

“Mulheres que escrevem: Para o Mundo, Para a História” é uma série de encontros mensais que propiciam um canal de leitura e discussão de obras produzidas por mulheres, que significaram expressivos passos na ampliação da reflexão sobre direitos, sobre a liberdade de pensamento, sobre a necessidade da autonomia e do protagonismo e a importância de refletir, deforma interseccional, sobre as opressões cotidianas.

SERVIÇO
MULHERES QUE ESCREVEM: PARA O MUNDO, PARA A HISTÓRIA
Encontro mensal de debate e leitura de escritos produzidos por mulheres de diferentes períodos e regiões de mundo.
Obra em debate (agosto): Em Defesa dos Direitos da Mulher, de Mary Wollstonecraft
Com Romilda Motta E Ivania Pocinho Motta
Dias: 16 de agosto
Horário: 19h (quinta)
Local: Biblioteca – 15º andar
Ingressos: Grátis – não é necessário retirar ingressos
Classificação etária: Livre

SESC AVENIDA PAULISTA
Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo
Fone: (11) 3170-0800
Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m

Imagem: Divulgação