Da Redação
A disputa pela construção do monotrilho que ligará o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, à Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deve contar com uma concorrente nacional. As empresas Aeromovel e Marcopolo, ambas sediadas no Rio Grande do Sul, demonstraram interesse pela construção da intervenção, que deve ser iniciada em setembro. As informações são do site Metrô CPTM.
De acordo com o portal, os representantes das empresas explicaram, em workshop promovido pelo Instituto de Engenharia em São Paulo, o funcionamento do People Mover. Este começou a ser concebido na década de 70 e no Brasil há um em funcionamento no município de Porto Alegre. Na cidade ele é chamado de Aeromóvel e realiza a conexão com o Aeroporto Internacional Salgado Filho e os trens da Trensurb. Os representantes das empresas também enfatizaram os diferenciais do Aeromóvel, entre eles um custo de operação bastante baixo, manutenção simples e um método de construção bastante veloz.
Já a concessionária que administra o aeroporto não informou quantas empresas ao todo se interessaram pelo empreendimento, mas que o processo de inscrição já foi finalizado. O prazo para ser anunciada a vencedora também não foi divulgado.
A GRU Airport ainda destacou que trabalha em conjunto com a equipe técnica da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC), da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), para construir em conjunto o modelo de contratação mais adequado a essa solução de mobilidade urbana. Destacando que o processo será submetido, inclusive, aos controles dos órgãos competentes, notadamente do Tribunal de Contas da União (TCU).
Para viabilizar a construção do monotrilho, a concessionária será responsável pelo empreendimento. A previsão é que as obras sejam iniciadas em setembro deste ano, entregues em maio de 2021 e o valor do investimento de R$ 175 milhões retirado da outorga do aeroporto.
Imagem: Mayara Nascimento