EMAD 4 doa mais de mil sondas de aspiração ao Hospital da Criança

O Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA), em Guarulhos (SP), administrado pelo IDGT, recebeu a doação de mais de mil sondas de aspiração de VAS (Vias aéreas superiores – números 06, 10 e 14). Os itens foram entregues pela Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD 4), da Prefeitura de Guarulhos, na quinta-feira, 10 de junho, e serão utilizados no hospital.

Royler Fernandes, colaborador do EMAD 4, explicou o motivo da ação. “Temos esta disponibilidade e sabemos que são insumos bastante usados no hospital. Por isso fizemos esta opção”. O diretor-geral do HMCA, Leandro Bomfim, agradeceu. “O hospital pretende fortalecer esse vínculo com o EMAD 4, que é muito importante pra nós. Nesse momento de pandemia que estamos vivendo, esse insumo tem sido muito utilizado nos hospitais.”

Brunna Costa, fisioterapeuta e coordenadora da Multi no HMCA, explicou a função dos artigos doados. “A sonda de aspiração é um dispositivo utilizado para realizar a higiene brônquica pulmonar, retirando as secreções das vias aéreas superiores, promovendo conforto respiratório ao paciente. Esse procedimento pode ser realizado por médicos, fisioterapeutas ou enfermeiros em qualquer unidade hospitalar (emergência, UTI, CC ou enfermaria).”

Brunna também destaca a importância da doação. “Todos os dias utilizamos esse dispositivo. Por conta da pandemia, esse artigo ficou escasso no mercado e ele é imprescindível, principalmente para as crianças que têm casos de bronquiolite, pneumonia e até mesmo Covid-19. Receber a doação, tendo em vista que o custo destes insumos aumentou no mercado, é muito importante para a saúde das crianças e de todos os usuários do hospital”, disse a coordenadora.