Em parceria com a prefeitura, universitários contribuem com projeto arquitetônico para GCM

Da Redação

Em uma parceria com a comunidade guarulhense, os docentes e estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Eniac entregaram à Secretaria de Segurança Pública de Guarulhos o projeto para construção de uma nova base da Guarda Civil Municipal (GCM). A iniciativa faz parte de uma série de ações promovidas pela instituição no formato de Projeto Integrador, em que os conhecimentos obtidos em sala de aula são vivenciados na prática e em situações reais.

“A GCM ocupava um posto na antiga Estação Ferroviária, na Praça IV Centenário, mas, por ser Patrimônio Histórico, não poderia ser ampliada. Atuamos em todo o projeto da intendência, que inclui setor administrativo, atendimento à comunidade, espaços para viaturas e ambulâncias, vestiários, banheiros e espaço próprio para armazenar armamentos”, conta o professor e arquiteto Márcio Cantarelli, um dos responsáveis pelo trabalho no Eniac.

Sob coordenação de professores, os alunos participaram dos estudos e desenhos do projeto, e a iniciativa foi incorporada à disciplina de maquetes da professora Daniele Arcine. “Os alunos produziram diversas maquetes como parte da matéria e as melhores delas foram levadas para ficarem expostas na Prefeitura”, conta Daniele. Depois de iniciadas as obras, os alunos poderão participar do canteiro de obra e acompanhar as construções.

Projeto
Além dos graduandos de Arquitetura, docentes e estudantes do curso de Engenharia Civil realizaram também as estimativas de custos para auxiliar a GCM na viabilização da obra. No próximo semestre letivo, os futuros engenheiros realizarão o projeto executivo da obra, que contempla os projetos e instalações hidráulicas, elétricas e cálculo estrutural. De acordo com Fernando Domingues, diretor de inovação do Eniac, esse tipo de ação contempla dois pontos centrais do trabalho da instituição: educação inovadora e responsabilidade social.

“Já realizamos outros projetos com a Casa de David e com creches que possuem convênio com a prefeitura, por exemplo. Com isso fortalecemos a relação dos alunos e da instituição com a comunidade guarulhense e potencializamos o aprendizado dos nossos futuros profissionais”, explica Domingues.

Foto: Divulgação