Em outubro, Brotas presenteia as crianças

Da Redação

Brotas, a capital do turismo de aventura, também é destino para viagem com as crianças. O portfólio de atrações para esse público cresceu. São várias opções de atividades na terra, em técnicas verticais e na água para gastar energia e, ao mesmo tempo, estar mais em contato com a natureza. E agora, em outubro, a Associação das Empresas de Turismo de Brotas e Região (Abrotur) está fazendo uma promoção que é para pais, mães, tios e avós escolherem Brotas para comemorar o Dia das Crianças com a molecada. Quem tem até 10 anos, acompanhado de adulto, entra de graça em cinco ecoparques e não paga em dez meios de hospedagem. Nas atividades de turismo de aventura, tem desconto de 50% em quatro agências. Na hora de comer e beber também tem vantagens diversas, que vão de sobremesa ou refrigerante cortesia a desconto, em 15 restaurantes (veja abaixo a lista completa). É programar a viagem de outubro!

O presidente da Abrotur, Rafael Barbieri, conta que é a primeira vez que o empresariado do turismo de Brotas se une para fazer uma grande promoção no mês das crianças. “Os associados da Abrotur, entidade que reúne a maioria dos empresários que atua no turismo em Brotas, aderiram. E isso faz com que Brotas, que é um destino perfeito para curtir com as crianças, torne-se também muito vantajoso”, frisa. E Brotas está muito bem estrutura para receber famílias com crianças, acrescenta o secretário de Turismo, Fabio Pontes. Mesmo as atividades mais radicais, como tirolesa e rafting, podem ser praticadas pelos pequenos numa versão mais light e curta e com toda segurança que os pais e mães esperam. Na lista estão também boia-cross, arvorismo, caminhada na natureza, cachoeirismo, cicloturismo, cavalgada, quadriciclo, passeios off road, circuito cable, caiaque, queda livre, superbike, entre outros.

Uma viagem a Brotas é um presente diferente para o Dia das Crianças. Na fase que se está descobrindo o mundo, além de muito divertido, o contato com a natureza e atividade de aventura contribuem muito para o aprendizado. Os pais curtem e os filhos, também. Na área urbana também há espaços onde as crianças são muito bem-vindas. O Brotas Bar, o primeiro restaurante temático de Brotas, com ambientação de esportes de aventura, abriu um anexo especialmente projetado para as crianças, o Brotas Bar Kids, com brinquedos e atrações que a molecada ama. E no Alameda Catharina, um moderno e charmoso centro de compras, convivência, alimentação, beleza e lazer, funciona o Kids Venture, um espaço com brinquedos variados para a criançada.

Para os mais crescidos, que vão é comemorar a folga da Semana do Saco Cheio, Brotas também é uma opção com vantagens. Quem está na faixa dos 10, 12 anos costuma curtir muito novos desafios, tudo o que Brotas oferece com quantidade e segurança. Nem todos sabem que Brotas também tem seu fervedouro. Na nascente mais famosa, a da Areia que Canta, além de contemplar a água brotando no meio de areia muito branca, borbulhante, o que já é um espetáculo, dá até para fazer música. Os grãos de quartzo, se friccionados com as mãos, produzem um belo e curioso som. Não há como não se encantar com esse fervedouro do Estado de São Paulo.

Com certeza, a molecada não vai sentir falta da Internet, de jogos eletrônicos e de passear no shopping. A época é perfeita para atividades na água já que é primavera, estão que Brotas costuma ter dias quentes, com temperaturas acima dos 30 graus. Para as noites, o programa imperdível para a molecada – e também para os adultos – é visitar o CEU (Centro de Estudos do Universo), um moderno observatório e planetário. Além de divertido, é um passeio que propicia conhecimento. Com potentes telescópios, o visitante vai olhar para o céu e observar planetas e nebulosas não visíveis a olho nu. E o melhor: tudo explicado de maneira muito simples pelos monitores, que são mestres em falar com a criançada de um jeito que elas ficam fascinadas pelos astros do céu.

Imagem: Divulgação