Em dois meses, IDGT melhora o atendimento e a estrutura do Hospital Pimentas Bonsucesso

- PUBLICIDADE - Anuncie

Da Redação
Em apenas dois meses, contabilizados a parir de 1º de fevereiro o Instituto de
Desenvolvimento de Gestão, Tecnologia e Pesquisa em Saúde e Assistência Social (IDGT) melhorou a qualidade e o atendimento do Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso (HMPB), beneficiando pacientes e funcionários.

As melhorias foram em diversas áreas e, com o apoio da prefeitura, o IDGT trabalha para que todos os equipamentos do HMPB estejam disponíveis para uso. Hoje, voltaram ao pleno funcionamento o raio-X, o mamógrafo e o tomógrafo. As imagens estão sendo geradas digitalmente, por meio do PACs (Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens), agilizando a visualização desses exames. As cópias impressas continuam sendo feitas. A Gerência de Operações ainda conseguiu repor para uso quatro cardioversores, quatro respiradores e quatro monitores multiparâmetros.

Em tempos de pandemia, o HMPB criou um protocolo para atendimento de casos suspeitos do covid-19 e estabeleceu planos de contenção para todas as áreas do hospital. Atualmente, há 17 leitos de UTI com respiradores preparados para receber pacientes com coronavírus. Além disso, existe um diálogo permanente entre a prefeitura e a administração do HMPB para que a população possa ser atendida da maneira mais adequada.

O IDGT também tem investido na contratação de profissionais para atender cada vez melhor. Já foram, por exemplo, colocados novos médicos na pediatria, ortopedia, clínica médica e no tratamento do covid-19. Outro ponto: uma ação concentrada no setor de oftalmologia, com cirurgias no HMPB, estava marcada, mas foi temporariamente adiada devido a pandemia.

Para oferecer mais conforto aos pacientes, o IDGT locou novas peças para o enxoval do HMPB. Foram disponibilizados 200 lençóis de maca, 300 camisolas, 300 toalhas de banho, 500 lençóis de cama e 50 cobertores para recém-nascidos.

Além disso, o instituto implantou o serviço de hotelaria, com equipes especializadas
executando a limpeza dos leitos e a colocação de enxovais higienizados. Para este serviço foram contratados 14 colaboradores.

Já para aperfeiçoar o controle de acesso ao hospital, o instituto manteve o quadro de funcionários e contratou mais 12 colaboradores que estão atuando em postos 24 horas e dois em postos de 12 horas. Também está em estudo a renovação da tecnologia para o monitoramento eletrônico e controle de acesso de várias áreas de HMPB. Insumos e alimentação.

O bom andamento de uma unidade de saúde passa ainda pelo abastecimento regular de insumos, medicamentos e materiais médicos. Hoje, segundo o IDGT, este fluxo está regularizado.

A alimentação oferecida a funcionários e pacientes também foi reforçada. Hoje, são servidas quatro refeições diariamente (café da manhã, almoço, jantar e ceia). Além disso, o cardápio foi aperfeiçoado às necessidades nutricionais e agora conta com variedade em proteínas, vegetais e grãos.

Além disso, o instituto passou a entregar cestas básicas de melhor qualidade e com mais itens na casa dos colaboradores. Antes, elas precisavam ser retiradas no centro de distribuição. A manutenção preventiva e corretiva do hospital, que vem sendo feita diariamente por equipes especializadas, também tem recebido atenção especial.

Os elevadores estão sendo tratados com o mesmo cuidado e, em breve, neles serão implantados teclados antivandalismo. Entre as melhorias, ainda pode ser destacada a implantação e o desenvolvimento do protocolo e sistema de classificação de risco e a eleição da CIPA 2020. Já na parte de humanização, uma das novidades foi a criação dos “Aniversariantes do Mês”, com o tradicional “Parabéns a você” e um bolo para os colaboradores.

- PUBLICIDADE -