Em Brotas, Carnaval é para levar as crianças: durante o dia, aventura; à noite, folia

Da Redação

Aventura e natureza movem Brotas. Em 2018, o município recebeu 300 mil turistas em busca de cachoeiras, trilhas, natureza exuberante e adrenalina das atividades realizadas na água, na terra no ar, como rafting, boia-cross, queda livre, off road, tirolesa, arvorismo, rapel, entre outras. Com apenas 24 mil habitantes, mesmo com os turistas indo e vindo de um lado para o outro, Brotas é uma típica cidade do interior, onde os locais se reúnem na praça para conversar e o tempo parece passar mais devagar. É neste ambiente de calmaria que ocorre o Carnaval. Por isso, a cidade é destino para quem quer curtir natureza durante o dia e, à noite, estar no clima da folia.

São quatro dias de shows carnavalescos, blocos e matinê. Ano a ano, as agremiações estão melhor estruturados e arrastam mais foliões. Inclusive, o turista também pode desfilar adquirindo abadás. Em 2019, quatro blocos vão para a rua: Mosquito, Vira-Latas, Piratas e Pira no Pepira. Na sexta de Carnaval, à noite, show com banda na Praça Amador Simões com repertório recheado de samba, axé e marchinhas. No sábado, desfile dos quatro blocos. No domingo, matinê e banho de espuma e show na Praça Amador Simões. Na segunda-feira, novamente desfile dos blocos. 

A Praça Amador Simões, palco principal da folia, terá decoração e segurança reforçada. É por isso que o Carnaval de Brotas é, também, para as crianças. “O Carnaval de Brotas é familiar. E essa é a característica da nossa folia que o turista, assim como o brotense, tem elogiado. Famílias inteiras, com crianças e idosos, vão para rua assistir os blocos passarem, tudo na maior tranquilidade e descontração”, comenta Fabio Pontes, secretário de Turismo de Brotas. E a cidade terá pré-Carnaval: na noite de 23 de fevereiro, os quatro blocos, que já iniciaram os ensaios, vão se apresentar na Praça Amador Simões.

Outra facilidade do Carnaval de Brotas é facilidade de acesso com o carro até muito perto do local dos desfiles. Por ser uma cidade pequena, o turista que está hospedado na zona rural ou mais longe do centro consegue estacionar a poucas quadras da Praça Amador Simões. Como se trata de um Carnaval familiar, a folia começa às 20h e termina por volta da 01h, o que possibilita ao turista aproveitar o dia seguinte de aventura. São várias opções de atividades no ar, na terra e na água para adultos e crianças. Mesmo as mais radicais, como tirolesa e rafting, podem ser praticadas pelos pequenos numa versão mais light e curta e com toda segurança.

Imagem: Divulgação