Em 10 anos de Lei Seca, mais de 3,5 mil motoristas de Guarulhos foram multados

Por Rosana Ibanez

A Lei Seca completou 10 anos ontem. Apenas por meio do Programa Direção Segura e operações rotineiras da Polícia Militar, um total de 3.547 motoristas de Guarulhos foram multados no período. O número apresentou um crescimento de 738% de 2008, quando 112 condutores foram autuados, para o ano passado, quando foram registradas 939 autuações.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), o número de veículos fiscalizados para punir quem mistura bebida e direção cresceu 512% no Estado de São Paulo, passando de 12.746 em 2013 para 78.009 em 2017. Já a quantidade de autuações foi de 1.226 no 1º ano para 5.179 no ano passado.

“A Lei Seca foi um marco para o país. Ela estabeleceu a tolerância zero para quem mistura bebida e direção. Apesar disso, a fiscalização, que no Estado de São Paulo vem crescendo ano a ano, mostra que muitos condutores insistem em desrespeitar a legislação, colando em risco a vida das pessoas no trânsito. A população brasileira precisa debater se, num futuro próximo, a Lei Seca deve ficar ainda mais rigorosa, a exemplo do que ocorre em outros países, para que haja a necessária mudança de comportamento para a preservação de vidas”, ressalta Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran-SP.

Foto: Gilberto Marques/A2img