Eletricistas da EDP de Guarulhos vencem competição nacional de segurança e qualidade

Foto: Divulgação EDP
- PUBLICIDADE -

Guarulhos conta com a melhor equipe de eletricistas do Brasil. O time de profissionais da EDP, empresa de distribuição de energia do município, foi o grande vencedor do Rodeio Nacional dos Eletricistas, que aconteceu na última semana, no Espírito Santo, dentro da programação do XXIV Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi).

Diferente de um rodeio tradicional, no qual os peões enfrentam touros e cavalos, neste, eletricistas e técnicos qualificados se deparam com postes, equipamentos e estruturas que representam uma rede de distribuição de energia elétrica, semelhante a situação do dia a dia desses profissionais. O desafio é executar as atividades no menor tempo possível, prezando acima de tudo pela segurança e qualidade da entrega ao cliente. Os times são compostos por oito pessoas.

O Rodeio dos Eletricistas preza pelo conceito de equipes multitarefas: os times vão realizar atividades relacionadas ao combate a fraudes, operação e manutenção de redes, além de apresentar técnicas inovadoras na execução das tarefas, com vistas à eficiência e segurança. A finalidade do evento é fortalecer, inovar e disseminar a troca de experiências entre as distribuidoras de energia elétrica.

A equipe Marrentinhos, da EDP de Guarulhos, disputou a competição com outros 14 concorrentes. Ao todo, as seletivas promovidas pela EDP em agosto nos estados de São Paulo e do Espírito Santo definiram a participação de seis equipes. Os Marrentinhos foram os vencedores da seletiva paulista.

Durante a competição deste ano, foram avaliadas seis tarefas: substituição de medidor; desenergização de circuito; substituição das chaves fusíveis; energização de circuito; escalada em poste circular utilizando degraus portáteis de fibra; eletricista com os olhos vendados que deve se aparelhar com os equipamentos de proteção individuais (EPIs), além da avaliação das melhores práticas durante o torneio.

“Ficamos muito felizes com a vitória de uma equipe da EDP em uma competição tão acirrada como o Rodeio Nacional de Eletricistas. É uma grande oportunidade para valorizar este profissional tão essencial na nossa sociedade, que está sempre a serviço da população. Além da habilidade técnica, o desempenho das tarefas reforça a segurança como um valor inegociável para a EDP, assim como acontece na rotina de trabalho das equipes”, destaca o gestor operação da EDP, Stevon Schettino.

- PUBLICIDADE -