ELAS mandam!

Fala galera!

Nesta semana, mais precisamente na última segunda-feira, comemoramos o Dia Internacional da Mulher e para encerrar com chave de ouro, fui atrás de uma mega chef de cozinha internacional para batermos um papo exclusivo.

E a convidada não foi nada menos do que Paula Labaki, um ícone da gastronomia nacional!

Cozinheira, churrasqueira, defumadora, mãe e avó, Paula é uma das profissionais mais humildes que conheço e, de verdade, conversar com ela é aprender muito sobre o tema que mais amo, a Gastronomia Autoral!

“Serginho, nasci e cresci em uma fazenda centenária de café e gado na região de Bocaína em São Paulo. Por isso conheci as técnicas tradicionais e descobri uma maneira diferente, saudável e natural de cozinhar. Com o passar dos anos fui aprimorando diversas técnicas adquiridas e desenvolvendo outras.  Quando comecei a trabalhar em restaurantes, corri e cursei gastronomia. Sou o tipo de pessoa que ama estudar, e por isso literalmente devoro livros sempre que tenho um tempo livre”, contou Paula.

Ela, que teve sua carreira cruzando as fronteiras nacionais com muita solidez, é apaixonada pela “brasa” e, seja no fogão a lenha, na grelha, no fogo de chão ou nos rescaldos, seus pratos trazem sempre o ingrediente em primeiro plano, com muito sabor e uma apresentação impecável.

“Um prato tem três momentos importantes: o visual, o olfativo e o gustativo. Os três têm que estar harmônicos para contar o que está escrito na receita”, explicou a chef.

Paula teve uma experiência diferente à frente das câmeras como jurada em uma das etapas do programa BBQ Brasil. Ao lado de outros conhecidos assadores e churrasqueiros ela participou dando notas e principalmente passando conhecimento e experiências aos competidores.

“Participar como jurada foi muito gostoso. Eu por diversas temporadas fiz a assessoria gastronômica da versão brasileira de um dos programas mais vistos no mundo, o Masterchef, e por isso mudar de lado, e ficar à frente das câmeras foi divertido. Sem contar que toda equipe do BBQ Brasil era sensacional. Uma família mesmo”.

Labaki além de treinar equipes para diversos restaurantes de São Paulo, Brasília, Recife, Goiânia e na cidade de Santiago no Chile, também cuida de grandes eventos internacionais como o Cirque du Soleil e Dinner in the Sky.

Ela participa e atua na curadoria de festivais de assados, dentro e fora do Brasil, concebendo, planejando e supervisionando eventos com foco na gastronomia além de atender com almoços e jantares grandes etapas de competições mundiais como o Campeonato Mundial de Endurance da FIA.

E para saber mais desta mulher empreendedora e cheia de projetos para a cidade de Guarulhos, assista nosso bate papo na webtv da Folha Metropolitana, hoje às 12h30 e com reprise as 20h, pela página oficial do jornal no Facebook (facebook.com/jornalfolhametro).

Ah! Quase esqueci!

Sigam a Paula Labaki no Instagram, pelos perfis @plabaki e @labakidelishop, e pelo canal do Youtube PAULA LABAKI. Um abração a todos e até semana que vem!