Educa Pet especial fala a pais e professores sobre a importância da castração dos animais

A cadela Pretinha foi a estrela do Educa Pet especial realizado nesta quarta-feira (26) na EPG Irmã Ofélia, no Taboão. Normalmente voltado aos estudantes, desta vez o encontro também envolveu pais e professores e focou a importância da castração de cães e gatos para a prevenção de doenças como câncer e piometra (infecção bacteriana no útero).

Aos nove anos de idade, em breve Pretinha terá que se submeter a uma segunda cirurgia para a retirada de um tumor mamário, doença que poderia ter sido evitada se a cachorrinha, resgatada da rua após ser abandonada, tivesse sido castrada, como explica Juliana Kopczynski, diretora do Departamento de Proteção Animal de Guarulhos.

“É um animalzinho muito feliz e com muita vontade de viver, mas que está enfrentando um segundo tumor devido à irresponsabilidade do antigo tutor. Além de evitar a reprodução indesejada, a esterilização antes do primeiro ano de vida reduz em mais de 90% as chances de câncer em cães e gatos, machos e fêmeas”, explica Juliana.

Alunos

Os alunos da EPG Irmã Ofélia também participaram do Educa Pet, que para eles abordou adicionalmente outros assuntos importantes para o bem-estar dos pets, como adoção, necessidade de atenção, espaço e alimentação adequados, cuidados veterinários e vacinação anual contra a raiva e outras doenças. Cerca de 700 estudantes participaram da palestra.

- PUBLICIDADE -