EDP promove 1ª Semana da Inovação

- PUBLICIDADE -

A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, realiza pela primeira vez a Semana da Inovação entre os dias 27/09 e 01/10. O objetivo do evento é reforçar a importância da inovação na companhia e o intraempreendedorismo. Ao longo do evento, serão mais de 10 horas de conteúdo, divididas em 15 sessões sobre temas como inovação interna, cibersegurança, Inovação, pessoas e tecnologia, Investimentos, cultura maker, energia renováveis, transformação digital, consumidor 4.0, entre outros.

Além dos executivos da empresa, a 1ª Semana da Inovação da EDP contará com participação de nomes como o da jornalista Maria Prata, Edgard Andrade (Empreendedor e CEO da Fab Lab Recife), Rita Wu (arquiteta, designer e pesquisadora), Cristiane Carvalho (diretora de Recursos Humanos da Microsoft Brasil), Nelson Borges (diretor de Tecnologia da IBM), Bárbara Rubin (VP da Absolar), Jurandir Picanço Jr (presidente CSRenovaveis), Adriana Michielon (Head de Customer Success da Claro Brasil) e Alexander Guazzelli (superintendente de CX no Itaú).

Durante o evento, a EDP também vai apresentar uma nova jornada de inovação aos seus mais de 3.500 colaboradores. Um dos objetivos da companhia é capacitar 100% dos funcionários em Inovação, por meio de parceria estabelecida com a Escola Conquer. “Estamos imersos em diversas mudanças no setor elétrico e desenvolvemos uma gama de processos que envolvem nossos colaboradores na inovação. A semana acrescenta um momento exclusivo de troca de experiências e conteúdos para agregar conhecimento. Acreditamos que esse evento será um marco na companhia”, afirma Andrea Salinas, diretora de Inovação e Ventures da EDP no Brasil.

Os colaboradores também terão a oportunidade de mostrar para toda a companhia suas iniciativas de inovação, em sessões diárias que contarão com apresentações de 10 desses projetos em desenvolvimento.

Inovação no DNA

A EDP foi apontada pelo segundo ano consecutivo como a companhia do setor elétrico mais engajada com o ecossistema da inovação. O reconhecimento foi feito pelo ranking Top 100 Open Corps, que destaca as empresas mais comprometidas com o fomento da inovação por meio da interação com startups. A companhia é a única empresa de energia a figurar no Top 20 da classificação geral. 

Apenas em 2020, a EDP se conectou com 230 novas startups, quase que dobrando o volume de interações, o que resultou em 20 projetos para testes de novas soluções ou modelos de negócios. A principal iniciativa da companhia com esse intuito é o Starter Business Acceleration, programa global de aceleração do Grupo EDP. A edição deste ano recebeu 736 inscrições de 78 países ao redor do mundo. Três startups brasileiras estão entre as 10 finalistas: Litro de Luz, NeuralMind e SolarZ.

Recentemente, lançou o Desafio EDP TransformAção, que tem o objetivo de buscar startups com soluções que possam agregar valor aos desafios da empresa, promovendo novas formas de pensar e fazer para o setor de energia no Brasil. Em 2021, também criou a Innovation Factory, uma célula de trabalho propositiva, que dá todo o suporte para as áreas trazerem soluções inovadoras que possam melhorar produtos, serviços e processos em todas suas unidades de negócio.

A EDP foi ainda a primeira empresa do setor elétrico brasileiro a criar um veículo de venture capital, a EDP Ventures, com recursos a serem destinados a startups que atuam em seis verticais: energia renovável, redes inteligentes, armazenamento de energia, inovação digital, soluções com foco no cliente e áreas transversais. Atualmente, no Brasil, a empresa tem 8 startups no seu portfólio.

- PUBLICIDADE -