EDP orienta sobre cuidados durante obras e reformas

worker making an electric wiring wires at home

Da Redação

Com o final do ano chegando, muitas famílias aproveitam a primeira parcela do 13º salário para reformar seus imóveis ou realizar pequenas obras. Visando conscientizar a população e os profissionais da construção civil sobre os riscos com a rede de energia, a EDP, distribuidora de energia elétrica de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, faz um alerta sobre os cuidados necessários para evitar acidentes.

Segundo a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), em 2018, a construção civil ou manutenção predial registrou o maior índice de acidentes com energia elétrica no país, com 89 casos fatais.

Uma das ocorrências mais perigosas e comuns durante as reformas é quando encosta-se ferragens ou ferramentas na rede de energia, principalmente se o profissional está em andaimes ou trabalhando nos andares superiores dos imóveis. Encostar na fiação, seja diretamente ou por meio de objetos, pode causar acidentes graves, como queimaduras e até mortes.

É fundamental avaliar antecipadamente a distância entre o local de trabalho e os fios de energia. “Fazer serviços próximos à rede elétrica merece toda atenção, análise de riscos e execução por pessoas capacitadas. Uma simples manutenção no telhado ou pintura da fachada, se não realizada com segurança, pode gerar um acidente grave ou até fatal”, alerta Marcio Jardim, gestor executivo de operação da EDP.

Na hora de contratar um serviço para obra próxima à rede elétrica, busque profissionais (pedreiros, técnicos, pintores, etc.) qualificados e familiarizados com as regras de segurança, que utilizem os equipamentos de proteção individual, fundamental para as atividades.

Veja os principais motivos de acidentes em obras e reformas:

  • Encostar materiais de construção ou ferramentas na rede elétrica.
  • Construir próximo à rede, deixando o telhado sem a distância segura para os profissionais fazerem a manutenção.
  • Colocar andaimes perto da fiação.
  • Fazer ligações clandestinas ao construir ou ampliar imóveis.
  • Usar máquinas de grande porte, como tratores e retroescavadeiras, nos arredores da rede.
  • Instalar antenas no mesmo lado onde está a rede de energia.
  • Se apoiar nos fios ou na parte superior de postes.
  • Não tomar os devidos cuidados com a altura, para evitar quedas.
  • Utilizar fios desencapados ou danificados nas instalações elétricas internas, causando risco de incêndios e aumento do consumo de energia.
  • Manter-se distraído durante a execução de serviços próximos à rede elétrica.

Imagem: Divulgação