EDP investe R$ 8,1 milhões em ampliação de subestação de energia que atende Guarulhos e Itaquaquecetuba

A EDP, distribuidora de energia elétrica que atende Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, finalizou as obras de ampliação da Estação de Transformação de Energia Bonsucesso. Com investimento de R$ 8,1 milhões, as melhorias beneficiam mais de 33 mil clientes, entre residências, comércios e indústrias de Guarulhos e Itaquaquecetuba.

A Estação fica localizada na estrada do Rio Abaixo, em Itaquaquecetuba, em região limítrofe com o município de Guarulhos. A ampliação da unidade é de grande importância para garantir qualidade e segurança ao sistema elétrico local existente e visa a apoiar o desenvolvimento econômico da região nos próximos anos numa localidade que tem como característica a alta densidade populacional e forte projeção de crescimento dos segmentos comercial e industrial. Dentre os bairros beneficiados em Guarulhos estão Água Chata, Cidade Aracília, Jardim Jaci, Jardim Guaraci, Jardim Álamo, Vila Nova Bonsucesso, Sitio São Francisco, Jardim Anny, Jardim Isildinha, Jardim Maria de Lurdes, Jardim Alice, Parque Jandaia, Jardim Albertina, Parque Maria Helena e Jardim Nova Cidade. Já em Itaquaquecetuba, estão contemplados os bairros Parque Piratininga e Pequeno Coração.

As obras na Estação de Transformação Bonsucesso foram realizadas em nove meses e incluem atualizações de equipamentos, implantação de novas tecnologias e ampliação da capacidade energética instalada em 33%, com a instalação de um novo transformador de força de 20 MVA e dois novos alimentadores. A estação amplia a flexibilidade operativa do sistema elétrico de Guarulhos e Itaquaquecetuba. O empreendimento é 100% digitalizado, com sua supervisão, comando, controle e proteção operados de forma remota.

“Com este investimento, a EDP prepara a infraestrutura da rede elétrica para dar suporte ao desenvolvimento econômico de Guarulhos e Itaquaquecetuba, melhorando a qualidade no fornecimento de energia dentro de elevados padrões técnicos e de segurança,” afirma Cristiane Fernandes, diretora geral da EDP em São Paulo. Atualmente, a EDP atende cerca de 2 milhões de clientes em sua área de concessão no estado, o que corresponde a aproximadamente 5 milhões de pessoas, em 28 municípios paulistas, por meio de 64 subestações.

Além das obras dentro da Estação de Transformação Bonsucesso, a rede que conecta a estação ao sistema da Distribuidora também foi ampliada. Foram construídos 6,3 quilômetros de rede já com novas tecnologias de fiação compacta e protegida, que minimizam o impacto de agentes externos, como vegetação e pipas. No percurso foram implantados 60 postes e seis religadores automáticos de carga, que contribuem para limitar, de forma automatizada, a abrangência de possíveis ocorrências de interrupção no fornecimento de energia.