EDP atendeu mais de 12,8 mil ocorrências durante período de chuvas em Guarulhos

Da Redação

Em comparação ao verão anterior, no período de dezembro a março, foram registradas 220% mais descargas atmosféricas, aumento de 20% da velocidade média dos ventos e mais 15% no volume de chuvas. Em Guarulhos, o contexto climático representou 52% das 12.800 ocorrências atendidas pela EDP no período. A vegetação projetada na rede por conta dos ventos foi a principal causa de desligamentos, seguido dos raios e chuvas que impactam diretamente os equipamentos do sistema.

Além dos registros destacados, também foram realizados o atendimento com pipas na fiação elétrica, na maioria dos casos, durante as férias escolares, e postes e redes danificados por colisão de veículos.

Durante a Operação Verão 2018/2019, foram mobilizados cerca de 1.200 colaboradores, entre engenheiros, eletricistas e gestores, que atuaram continuamente para reconstruir e reconfigurar o sistema elétrico, além de recompor as redes danificadas sempre que necessário. No período, foram repostos 102 mil quilômetros de cabos e trocados 1.605 postes atingidos na área de concessão.

Além disso, somente em 2018 foram substituídos 387 km de cabos comuns por fiação isolada e/ou protegida em locais de maior densidade de vegetação, propiciando uma convivência mais harmônica com as árvores locais. A empresa investiu, ainda, cerca de R$ 11 milhões em serviços preventivos de poda da vegetação que impacta à rede da área de concessão, efetuando mais de 450 mil trabalhos. Durante o verão, as podas continuaram a ser realizadas, com mais 109 mil atuações emergenciais.

Imagem: Lucy Tamborino