Lucy Tamborino
A licitação do sistema metropolitano de ônibus deve ter o edital lançado até dezembro. A informação foi confirmada ontem pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).
A concorrência foi barrada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e está em fase final de ajustes, segundo o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Clodoaldo Pelissioni. “Nós temos um cronograma de até o final de dezembro republicar o edital dos ônibus da Grande São Paulo. Nós prestamos todos os esclarecimentos, estamos concluindo a modelagem e aquelas modificações que foram apontadas pelo Tribunal de Contas”, garantiu.
O certame determina que num prazo de 10 anos os ônibus intermunicipais tenham rede de Wi-Fi para os passageiros e, nesse período, que 70% dos coletivos tenham sistema de ar-condicionado.
Serão licitados os serviços para as cinco áreas operacionais da RMSP que abrangem 38 municípios, incluindo Guarulhos, mais a capital paulista. O objetivo é aprimorar a qualidade dos serviços prestados aos mais de 2 milhões de passageiros transportados diariamente. Para tanto, está prevista a expansão de linhas, melhoria da operação dos ônibus e da infraestrutura de terminais e sistema de bilhetagem.
O prazo para concessão será de 15 anos. Poderão participar da concorrência empresas individuais ou consorciadas e grupos internacionais.
A licitação deveria ter sido realizada em 2016, quando terminou o prazo de 10 anos dos contratos assinados em 2006 com consórcios operacionais.
Imagem: Pedro Lacerda