Duas motos foram roubadas por dia no ano passado em Guarulhos

Lucy Tamborino

Em média pelo menos duas motos por dia foram roubadas por criminosos em Guarulhos no ano passado. Os dados foram levantados pelo Núcleo de Pesquisa Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) com base nos boletins de ocorrência registrados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) no Portal Transparência.

Segundo o levantamento, a cidade somou 4,29% do total de 17.167 registros de roubos em todo o estado de São Paulo, resultando em pelo menos 736 motos. O município é o terceiro em número de roubos em todo estado, ficando atrás apenas de São Paulo e de Diadema, com 43,66% e 4,73% respectivamente.

Em todo o estado foram registrados 18.553 furtos e 17.167 roubos em 2018. Em média, 2.936 motos foram roubadas ou furtadas por mês, 98 por dia e quatro por hora. No número de furtos, Guarulhos registrou menos de 2% do total.

A variação em relação ao ano de 2017 mostra que houve uma queda de 5% nos furtos de motos e um aumento de 6% nos roubos. A capital e a região do Grande ABC lideram as estatísticas.

O horário preferido pelos criminosos para roubar e para furtar, segundo a avaliação, é à noite.  Sob uma outra perspectiva, pela manhã e tarde é quando ocorrem mais furtos do que roubos. Entre os dias da semana, terça-feira e quarta-feira há perigo maior de furtos. Já o roubo ocorre principalmente no fim de semana.

Imagem: Márcio Lino/PMG