Domingo é o dia DELAS!

Serginho Freitas

Fala galera!

Na semana passada eu trouxe uma receita super especial de Pirarucu a Portuguesa, que está publicada nas redes sociais da Folha Metropolitana, do meu amigo e chef de cozinha Helvécio Maciel, (@helveciomacieloficial), para quem quer encarar o fogão no domingão das mães.

Hoje eu aproveitei que o grande cozinheiro e assador Carlos Tossi, (@carlos.tossi), estava preparando quase uma tonelada de Brisket Bovino, o peito do boi, e fui até a Shed Defumados, (@sheddefumados), para ver algum dos produtos especiais para o dia das mães.

“Serginho, este dia das mães merece muito churrasco defumado, e por isso aumentei a produção da Shed Defumados. Preparei uma quantidade especial costelinha suína, que ficou por 3 horas recebendo a fumaça da lenha de macieira em baixa temperatura, para atender nossos clientes. A costelinha, que por sinal quero que você leve uma para fazer e experimentar, tem em média 1.3kg e eu uso mel de laranjeira e um mix de especiarias que conquistam os paladares mais exigentes. No final, antes de fazer o processo exclusivo de congelamento e embalagem a vácuo, coloco o molho barbecue de mel que eu uso nos eventos. Fica um absurdo de gostoso”, contou Tossi.

E como eu quero ver todo mundo fazendo bonito vou colocar o passo a passo de como fazer para a minha mãe.

Como a costelinha vem pronta para o consumo, e ela segue o mesmo ritual das costelinhas feitas no Texas, aprendi na Shed Defumados algumas formas para finalizar ela que de verdade vai te transformar em um assador profissional.

Em primeiro lugar você deve deixar ela na geladeira pelo menos 24 horas antes do preparo para que ela, que chega super congelada, atinja a temperatura certa para se regenerar.

Se você for fazer na churrasqueira, retire a costelinha e embrulhe em papel alumínio ou celofane e mantenha-a por 40 minutos na parte mais alta da churrasqueira.

Se você quiser fazer ela no forno convencional, pré-aqueça ele a 180 graus, embrulhe em papel alumínio ou celofane e deixe no forno por 35 minutos.

Já no banho maria, que é uma panela com agua quente, você tem que deixar a costelinha na sua embalagem original a vácuo por 20 minutos. Dois toques que eu dou para este tipo de preparo é NÃO deixar a agua fervendo e USE a menor boca do seu fogão na chama mais baixa que dá mais ou menos 90 graus.

UM TOQUE GALERA! Não tente fazer em micro-ondas que você vai acabar com tudo!

Eu pretendo fazer ela no forno acompanhado do molho Honey BBQ Shed, com arroz branco e uma farofa de bacon utilizando a farofa picante da Garlic Food, mas você pode inventar outros acompanhamentos.

Ah! Quero aproveitar e deixar um FELIZ DIA DAS MÃES a todas leitoras e um especial a minha mãe Ivone Freitas, que me aguenta a 46 anos, e lembrar você de tirar uma foto bem legal do prato e mandar para nosso instagram (@serginho.freitas e @nabrasa.serginhofreitas)!

Um abração e até semana que vem com mais uma receita especial.