Diversas atividades marcam a luta antimanicomial em Guarulhos

Em homenagem ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado oficialmente em 18 de maio, a Secretaria da Saúde de Guarulhos preparou um mês inteiro com programação voltada ao tema. Mas especificamente nessa terça-feira (18), várias atividades marcaram a data na cidade, parte delas realizada de maneira remota por conta da pandemia. Já nas promovidas de forma presencial foram observados todos os cuidados que os novos tempos exigem.

Rodas de conversa online sobre o tema, confecção de bandeira da luta antimanicomial, almoço festivo nas residências terapêuticas com direito a conversa com vizinhos, palestras, exercícios de lian gong, construção de mural compartilhado entre familiares e usuários dos serviços de saúde mental, revitalização de horta e café da tarde ao ar livre foram algumas das atividades promovidas.

Somente nesta terça-feira, mais de cem pessoas participaram das atividades do Dia Nacional de Luta Antimanicomial na cidade, entre usuários dos serviços de saúde mental e seus familiares. A programação alusiva à data em Guarulhos teve início no último dia 6, quando foram completadas duas décadas e um mês da promulgação da lei 10.216, de 6 de abril de 2001, que considerou os cidadãos com sofrimento psíquico sujeitos de direitos, reconhecendo o protagonismo de usuários e familiares para a construção de políticas de saúde mental e intersetoriais.