Diretores de escolas e alunos engrossam Campanha sobre violência contra idoso

Nesta quinta-feira, dia 14, diretores das escolas da rede pública municipal participaram do I Encontro Integrado de 2018, promovido pela Secretaria de Assuntos Difusos, com o objetivo de criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa. Durante a atividade, realizada em celebração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra o Idoso, o secretário Lameh Smeili, e o subsecretário da Subsecretaria de Políticas para o Idoso, Walid Shuqair, abordaram a importância de incentivar a criança a conviver e respeitar essa população.
Durante o evento, realizado no Centro Municipal de Educação Adamastor, no Macedo, Semeili, ressaltou que a proteção ao idoso é uma obrigação familiar, que inclui filhos e outros parentes. “Lembramos que todos nós um dia seremos idosos. Peço que esse assunto seja levado muito a sério nas escolas públicas e que as nossas crianças sejam educadas a permanentemente respeitar o idoso”, comentou o secretário.
Já o subsecretário da SPPI, disse que a campanhapropõe conscientizar sobre a relação, o respeito e o carinho da criança com seus pais e avós. “Muitos netos moram ou convivem com os avós e, por isso, é importante proporcionar aos alunos a integração e a convivência na família e na vida social da pessoa idosa”,ressaltou Shuqair. As formas mais comuns de violência contra o idoso também foram apontadas pelo subsecretário, com ênfase para a violência física, psicológica, sexual, abandono, negligência, financeira ou econômica e autonegligência.

Sugestões

Entre as sugestões apresentadas durante o encontro destacam-se: o desenvolvimento de atividades lúdicas, para melhorar a interação dos alunos com o público da campanha; palestra sobre os direitos do idoso; cartilha ilustrativa de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa; visitas às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI); redação sobre o tema; além de concurso de fotografia

Multiplicadores

As palestras promovidas para alunos e professores das escolas estaduais Roberto Alves dos Santos (Vila Barros) e Padre Conrado (Bom Clima), durante a semana, com a participação da equipe da subsecretaria e de João Batista Nunes (ex-presidente do Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa – CMDPI) e Regislaine Leôncio Pereira (assistente social da Secretaria da Saúde) reuniu cerca de 120 alunos que serão multiplicadores da campanha.

No próximo dia 20, a campanha prossegue com uma Roda de Conversas, palestras e apresentações culturais no CEU Presidente Dutra, na rua Maria de Paula Mota, 100, Jardim Presidente Dutra, das 9h30 às 12h, com representantes de instituições de atendimento e acolhimento de idosos, entidades de defesa da pessoa idosa, grupos organizados de 3ª Idade, estudantes universitários e público em geral.