Dicas de fantasias simples com materiais que você já tem em casa

Da Redação

Para os foliões mais empenhados, o Carnaval é sinônimo de fantasia! E se, ao invés de comprar uma nova este ano, você se lançasse um desafio: compor seu look com materiais que já tem em casa? Além de economizar uns bons trocados, é possível colaborar com o meio ambiente e abusar da criatividade.

Quer saber como? A Loga – Logística Ambiental de São Paulo reuniu algumas ideias de como reutilizar roupas e acessórios para poupar recursos, consumir menos e, assim, diminuir o volume de resíduos nos aterros sanitários.

“É importante observar todo o ciclo do resíduo. Ao reutilizar metais, plásticos e papéis, repensamos a forma de consumir, deixamos de comprar e poupamos o meio ambiente”, explica Francisco de Andrea Vianna, responsável pelo Planejamento e Controle Operacional da Loga.

Confira as dicas:

1. Separe suas peças de roupas por cor e modelo e busque referências que se encaixem às peças que você já tem: aquela saia longa e estampada pode se transformar em uma fantasia de hippie. Com um boné, bermuda, bota e uma camisa listrada, compõem uma fantasia de Chaves.

2. Acessórios para caracterizar: bonés, tiaras, chapéus, fitas, flores artificiais, colares, pulseira, restos de tecido (tutu, paetê, chita), tintas, papelão, pedaços de EVA, ou cartolina. Use e abuse do que já está no armário para se caracterizar! O bom do carnaval é que quanto mais mistura e cor, mais legal fica a fantasia! Divirta-se!

3. Mãos à obra: recorte, cole, costure! Reaproveite moldes de desenhos e de embalagens.

4. Faltam ideias? Inspire-se em looks clássicos de seus cantores, personagens de filmes e desenhos favoritos! Bichinhos, emojis, profissões, anjos, fadas… Opções não faltam!

Não quer colocar a mão na massa, que tal trocar fantasias entre amigos? Reutilizar é um dos caminhos do consumo consciente!

Você ainda pode contribuir com atitudes sustentáveis durante a folia:

1. Evite o glitter e busque tintas e maquiagens naturais, o meio ambiente e a sua pele agradecem.

2. Faça confete de folhas secas – matéria orgânica absorvida pelo meio ambiente, enquanto o confete de papel não é de fácil reciclagem.

3. Se for ingerir bebidas alcoólicas, opte por aquelas que são vendidas em latinhas, que são mais fáceis de reciclar do que o vidro.

Imagem: Freepik