Dia das mães é dia de cozinhar para elas!

Serginho Freitas

Fala galera!

Como semana que vem é o dia das mães, resolvi ir atrás de duas receitas mais do que especiais para publicar uma hoje e a outra na sexta feira que vem, para você preparar aquele almoço de domingo.

Na receita exclusiva de hoje, eu fui atrás de um cozinheiro que na minha opinião é um monstro nas carnes exóticas.

Trata-se do chef Helvécio Maciel, (@helveciomacieloficial), que é um gastrônomo especialista em carnes vermelhas, exóticas e pescados.

“Comecei a cozinhar cedo Serginho e como fiquei a frente do frigorifico de minha família aprendi muito sobre carnes. Com o passar do tempo fui atrás de mais conhecimento e técnicas diferenciadas. Por eu ter passado 4 anos viajando pelo Brasil em busca da culinária regional, tive o prazer de conhecer lugares como o Sertão do Nordeste, Ilha de Marajó – PA, Grande Sertão Veredas – MG, Comunidade Quilombola das Calungas, Fazenda Mesquita e Alto do Xingu. Mas de verdade a Amazônia e o Alto do Xingu foram os divisores d’agua na minha busca já que lá aprendi e conheci de perto a “cozinha indígena” e me apaixonei pelas técnicas de preparo de carnes exóticas”, contou Helvécio em um bate papo por videoconferência.

E como a ideia era trazer uma receita diferente e exclusiva, enquanto contava mais sobre sua história, ele foi preparando o prato “ao vivo” da casa dele e eu acompanhando, e produzindo também, de dentro do nosso trailer.

Foi uma experiência bem legal que em breve você vai poder assistir na nova temporada do programa Na Brasa com Serginho Freitas que vai ao ar pelo Facebook oficial da Folha Metropolitana.

Mas deixa de papo e vamos para a receita de hoje:

Pirarucu a Portuguesa

Ingrediente:

1 kg de pirarucu (eu pedi o meu para o pessoal do Dinho Pescados (@dinhopescados) que tem este tipo de peixe de manejo e de criadouros regulares)

500 gramas de batata laminada

3 unidades de cebola media (eu usei 1 cebola grande e 3 colheres de alho e cebola picados da linha Garlic Food – @garlicfoods)

2 pimentões vermelhos cortados em tiras finas

2 pimentões amarelos cortados em tiras médias

3 tomates SEM PELE cortados em cubos

4 ovos cozidos cortados ao meio

100 gramas de azeitonas pretas GRANDES (não seja mão de vaca e compre das grandes!)

1 cabeça grande de alho cortados em fatias (eu usei o alho fatiado da Garlic Food)

200 gramas de brócolis pré cozidos

Sal e pimenta a gosto (eu usei o que vem dentro de um moedor da Garlic Food)

Modo de preparo:

Primeiro de tudo saltear os cubos do Pirarucu com as cebolas e alho em fogo médio e reservar.

Quando ele estiver morno, em uma tijela refratária coloque as batatas, algumas fatias dos pimentões, os tomates, as cebolas cortadas, o brócolis e os cubos do Pirarucu.

Por cima coloque as fatias finais dos pimentões, o alho fatiado e regue com azeite extravirgem.

Coloque no forno ALTO por 25 minutos.

Depois de assado e antes de levar a mesa coloque os ovos cozidos.

Dica: Salpique um pouco de coentro bem picadinho antes dos ovos.

E está pronto!

Agora basta servir com aquele arroz branco soltinho, tirar uma foto bem legal do prato e mandar para nosso instagram (@serginho.freitas e @nabrasa.serginhofreitas)!

Um abração e até semana que vem com uma receita especial de carne defumada da Shedd Defumados (@sheddefumados), do meu amigo Carlos Tossi (@carlos.tossi).