Dia da Dança é celebrado virtualmente com o ballet Dom Quixote

Dia da Dança é celebrado virtualmente com o ballet Dom Quixote

Em comemoração ao Dia da Dança, data celebrada nesta quinta-feira (29) em homenagem ao bailarino e professor francês Jean-Georges Noverrea, o projeto Partituras que Movem uma História apresenta Dom Quixote, ballet baseado no famoso romance Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes. O episódio combina música, teatro, artes visuais e contação de história em um espetáculo cheio de sensibilidade e emoção, disponível no endereço https://www.youtube.com/watch?v=6LCDCz8yX0g.

Além da narração do conto pelo contador de histórias Edu Martins e ilustração de Fabiana Costa, o vídeo de pouco mais de oito minutos mostra a performance dos bailarinos Carla Zarzur e João dos Anjos. O arranjo, elaborado pelo estagiário de composição e regência das orquestras de Guarulhos Adriano Carrijo, é executado por Tatiane Costa, pianista da Orquestra Jovem, e Renan Vitoriano, spalla da Gru Sinfônica. A produção artística é de Natália Moura.

Partituras que Movem uma História

Idealizado pela bailarina Carla Zarzur, Partituras que Movem uma História é um projeto beneficiado pelo edital do Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos (FunCultura), por meio da Lei Aldir Blanc, que fomenta as atividades culturais e artísticas no município de Guarulhos, setor fortemente impactado pela pandemia do coronavírus.

Além de Dom Quixote, o projeto Partituras que Movem uma História apresentou ainda O Quebra-Nozes (https://youtu.be/ElgcUX9eMrc), vídeo com narração do conto de E.T.A. Hoffmann e interpretação do ballet clássico de Piotr Ilitch Tchaikovski, e O Corsário (https://www.youtube.com/watch?v=HT7U_aqZyhk), ballet com música de Adolphe Adam baseado no poema de Lord Byron, episódios também disponíveis no YouTube.

Todas as gravações seguiram à risca os protocolos de segurança exigidos pelo Ministério da Saúde no combate à covid-19.

Para saber mais sobre a programação de eventos culturais da cidade acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.