Dia D da Campanha da gripe tem baixa procura nos postos da cidade

Assunto:Vacina Idoso Local:Ambulatório da Criança Data:22.04.2019 Foto:Márcio Lino/PMG
- PUBLICIDADE -
Corrida Folha Metropolitana

Da Redação

O Dia de Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe), realizado no último sábado, foi registrado pela baixa procura nos postos de saúde do município, que administraram 16.763 doses da vacina. Desde o início da campanha até agora, cerca de 130 mil pessoas foram imunizadas, o que corresponde a uma cobertura de 41,65 % do público-alvo, enquanto a meta é de vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários contra influenza. Em Guarulhos, foram confirmados 10 óbitos por influenza em 2018, sendo nove decorrentes do vírus A H1N1 e um pelo vírus A não subtipado.

Por isso, a Secretaria de Saúde faz um alerta para que a população dos grupos de risco elencados pelo Ministério da Saúde que ainda não se protegeu contra a doença procure uma das 69 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e se vacine. A campanha termina no próximo dia 31 e a vacinação se traduz como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações.

As doses utilizadas nas campanhas nacionais contra a influenza são trivalentes e protegem contra três tipos de vírus: A H1N1, A H3N2 e B. A composição da vacina é estabelecida anualmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de acordo com as informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas dos vírus em circulação.

Imagem: Divulgação/PMG

- PUBLICIDADE -