Na semana passada, o governo do estado decretou a desapropriação de mais 170 mil metros quadrados de imóveis para a ampliação da Linha 2-Verde do Metrô até Guarulhos.
Ainda não há prazos para o início das obras no trecho entre a Penha e a Dutra, com 6km de extensão e 5 estações e pátio de manobras: Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra.
“No total já foram investidos mais de R$ 638 milhões em desapropriações para ligar Villa Prudente até Guarulhos via metrô, de forma rápida e sustentável”, disse o presidente do Metrô, Silvani Pereira. Segundo ele, o trecho entre Penha e Dutra está com 23% das desapropriações necessárias realizadas.
Obras até a Penha
Em 2019, a atual gestão retomou o processo de implantação da Linha 2 da Vila Prudente até a Penha, com previsão de entrega, de acordo com os últimos relatórios de empreendimentos da empresa, para 2026.
No ano que vem é esperado que o tatuzão passe a escavar os túneis, em dois trechos. Primeiro do Complexo Rapadura até a Vila Prudente, e depois, da Penha até de volta ao Complexo Rapadura.
Em maio, o Metrô de São Paulo informou que encomendou a máquina Shield, popularmente conhecido como Tatuzão. O maquinário será fabricado na China, chegará ao Brasil em meados de 2023 para ser montado e iniciar os trabalhos.
O tatuzão foi adquirido da empresa China Railway Engineering Equipament Group Co. – CREG, através do Consórcio Linha 2 Verde. O equipamento terá aproximadamente 100 metros de comprimento, com roda de corte de 11,65 metros de diâmetro – maior que as rodas de corte usados pelo Metrô na construção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, que tinham 9,41m e 10,58m respectivamente. Esse tamanho da roda de corte determina a medida do túnel que será construído, que vai ter cerca de 12m de diâmetro ao longo dos cerca de 8 km de extensão entre o VSE Falchi Gianini (após a estação Vila Prudente) e a Estação Penha.
*com informações da Via Trolebus