Denúncia de descarte irregular em rede social gera apreensão e multa

Da Redação

Em uma operação conjunta entre a Secretaria de Serviços Públicos (SSP) e a Guarda Civil Municipal (GCM), a Prefeitura de Guarulhos flagrou na última quinta-feira (06), o descarte irregular de materiais na rua Axixa, no bairro Vila Galvão. O caminhão foi apreendido e o responsável pelo veículo, multado em mais de R$ 70 mil. Um grande aliado para deter esse crime ambiental está nas redes sociais, cuja denúncia possibilitou planejar e efetuar essa autuação.

A ação foi realizada com base em informações do Facebook e da sobreposição de imagens obtidas via satélite para determinação exata do local aonde a irregularidade vinha sendo praticada.  O flagrante ocorreu em menos de 24h após o recebimento da denúncia.

O diretor do Departamento de Limpeza Urbana (SSP), Felipe Nagem, ressalta que a colaboração da população é muito importante para o combate ao descarte irregular. “Ainda que o fiscal não possa multar diretamente somente através de imagens, o material será analisado e poderá resultar em um processo investigativo com boas chances de flagrantes e punição ao infrator, o que acaba dissuadindo aqueles que pensam em transgredir a lei”.

Imagem: Divulgação