Defesa Civil realiza força-tarefa para vistoriar riscos no Sadokim e Vila Nova Bonsucesso

Da Redação

Agentes da Coordenadoria Municipal de Defesa (Comdec) e técnicos das secretarias de Serviços Públicos (SSP), Obras e Habitação vistoriaram ontem o bairro Sadokim e Vila Nova Bonsucesso em preparação ao Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), conhecido como Plano Verão. A Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A (Proguaru) e Secretaria de Habitação foram envolvidas, uma vez que há a constatação de que a comunidade possui riscos de enchentes devido à falta de passagens de água.

As equipes examinaram o trecho do Rio Baquirivu que passa pelas ruas Salgadinho e Posse, concluindo que a última tem moradias e submoradias à beira do curso de água, em situação vulnerável às temporadas de chuvas e ventos fortes.

A Comdec acionou a Proguaru, que fará a desobstrução do Baquirivu e realizou o procedimento de orientação da população local sobre os riscos. Já a Secretaria de Habitação registrou a situação para levantar o processo necessário para o início do cadastramento das famílias em programas sociais de moradia.

O Plano Verão 

O PPDC, que começará em novembro e será finalizado em março de 2019, consiste em mobilizar todos os serviços públicos no mapeamento de áreas de risco e reforço do alerta às causas naturais que podem ocasionar em desastres com a vida ou meio ambiente.

O projeto é antecipado por forças-tarefa da Prefeitura de Guarulhos, que determinam ações preventivas para riscos de alagamento, desmoronamento, deslizamento e patologias da construção durante a estação chuvosa. De início são executados desassoreamentos em córregos, orientação a moradores, cadastros a programas sociais e de habitação, limpeza de pontos irregulares de acúmulo de resíduos, poda e retirada de árvores, entre outros.

Imagens: Divulgação/ PMG