Defesa Civil inicia preparativos para o Plano Verão

- PUBLICIDADE - Anuncie

Da Redação

A Prefeitura de Guarulhos alerta os moradores de áreas de risco do município sobre a aproximação da temporada de chuvas e cuidados necessários para evitar acidentes. Durante todo o ano, os órgãos municipais se unem à Defesa Civil na preparação do Plano Preventivo de Proteção e Defesa Civil (PPPDC), conhecido como Plano Verão, que começa em 1º de novembro e é finalizado em março.

O Plano Verão consiste em uma série de ações que integram as equipes da Defesa Civil e demais secretarias no acompanhamento dos índices pluviométricos da cidade, riscos iminentes de desastres naturais e ocorrências causadas pela chuva. “Nos preparamos para o enfrentamento das situações de risco e principalmente para não perdermos vidas”, afirma o adjunto da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), major Israel Soares.

De abril a outubro, o PPPDC é antecipado por forças-tarefas da Prefeitura que realizam manobras de prevenção a acidentes geológicos, hidrológicos e tecnológicos, como vistorias, colocação de lonas em áreas de aclive, cadastramento de populações locais em programas habitacionais – para que populações locais possam buscar outras moradias -, desassoreamento e urbanização de córregos, limpeza de bueiros, cursos de capacitação de agentes e brigadistas, entre outros. Atualmente, a Compdec também vem elaborando um plano de contingenciamento para fortalecer ainda mais o apoio entre as secretarias nessa missão. 

Orientações da Defesa Civil

Em casos de enchentes, a Compdec orienta, como primeiro passo, telefonar para o número 199 e comunicar o problema para que profissionais se dirijam até o local. Em seguida, é preciso se atentar para:

  • A situação de risco para caminhantes ocorre a partir do momento em que a água ultrapassa a altura da canela. Neste caso, o indivíduo deve se manter parado até que consiga subir em um lugar alto e aguardar as equipes;
  • Na situação de motoristas, se a inundação alcançar metade do pneu do automóvel, é preciso abandonar imediatamente o veículo, mas de modo algum devem tentar dirigir durante a inundação;
  • Evitar entrar nas águas, pois pode ocorrer energização de cabos elétricos caídos, buracos ou bueiros.

Imagem:Paulo Pinto

- PUBLICIDADE -