Da massa a fumaça!!!

Serginho Freitas

E aí galera! Primeiro de tudo quero agradecer as mensagens que recebi sobre a matéria da semana passada com o “grandalhão” Jimmy OGRO McManis. Como uma grande amiga falou: “quebrei o encanto que ela tinha dele ser um ogro de verdade!…”. Mas cá entre nós, a ideia era bem essa!

Já na edição de hoje, resolvi trazer um pouco do fundador da Smoker BBQ, bicampeão nas categorias de Melhor Frango e Melhor Brisket (peito do boi) no Campeonato Nacional de Pitmasters e referência em defumação de carnes Carlos Eduardo Galucci, mais conhecido como Cadu Galucci!

Com mais de 15 anos de experiência, ele, que nasceu no interior de São Paulo em uma família tipicamente italiana, aprendeu a cozinhar bem cedo com sua avó. E como um bom neto de italianos, fazer massas caseiras e molhos artesanais era seu passatempo preferido. “Eu adorava cozinhar com minha avó. Não existe outro jeito mais gostoso de aprender. Afinal as ‘nonas’ sempre têm aquele segredo especial”, contou Galucci enquanto eu “fuçava” em suas facas personalizadas.

Além de ter aprendido muito com seus familiares, ele também estudou no Senac e integrou a FIC, Federação Italiana de Cozinha. Mas com 10 anos exercendo profissionalmente a gastronomia italiana, a “fumaça” entrou em sua vida. “Como sou viciado em ler e buscar novidades, comecei a me aprofundar pelo estilo norte-americano de preparar o churrasco. E na boa, me apaixonei pelo sistema dos caras. Estudei muito e resolvi encarar o desafio. Não foi fácil! Errei muito no começo. Mas enfiei a cabeça nos livros, viajei pra caramba e me especializei”, disse.

Atualmente ele une suas duas paixões, chef de cozinha italiana e pitmaster, e viaja o Brasil ensinando suas técnicas e habilidades da Massa à Fumaça. Com mais de 40 mil seguidores nas redes, suas receitas diárias, que passam por vídeos, fotos e dicas, já caíram nas graças da galera que curte o universo da defumação e da gastronomia italiana.

“Acho legal demais fazer vídeos mostrando como é fácil preparar aquele jantar mais sofisticado ou aquele churrasco diferente para a família. Todos somos cozinheiros. Basta parar e escolher um segmento. Para você ter ideia, já tive aluno de curso de defumação que se descobriu no mundo dos doces por causa de uma receita feita em churrasqueira. A gastronomia é isso. Aprender, estudar, treinar, treinar, treinar e se deliciar”, destacou.

E enquanto batíamos este papo regado a cerveja e esperando o churrasco ficar pronto na Chair-Broil, a maior empresa de churrasqueiras do mundo e patrocinadora dele, recebi um presente especial. Um kit profissional de Dry Rubs da SMOKER BARBECUE, que são produzidos e comercializados pela principal empresa brasileira de temperos, a CantaGallo.

Para saber mais sobre ele, basta entrar no seu Instagram, (@cadugallucci) ou no site da smoker bbq, (www.smokerbarbecue.com.br). Ah! Quase esqueci! Ele prometeu uma receita exclusiva para eu colocar no cardápio da Lancheteria Guarulhos.