CPTM realiza testes com primeiro trem na Linha 13 em Guarulhos

Da Redação

Prevista para ser inaugurada no próximo dia 31, a Linha 13-Jade teve os seus primeiros testes nesta semana. Os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) percorrem toda a extensão do ramal que ligará Guarulhos a capital paulista.

De acordo com a CPTM, a previsão é que a operação assistida da Linha 13-Jade comece entre o final de março e início de abril deste ano. No primeiro mês, será realizada a operação assistida, atendendo as estações Engenheiro Goulart, Guarulhos-Cecap e Aeroporto, com intervalos de cerca de 30 minutos, aos sábados e domingos, das 10h às 15h.  O trajeto será feito em cerca de 15 minutos.

No segundo mês, a operação ocorrerá no mesmo horário, porém será ampliada para todos os dias na semana. Nessas duas primeiras etapas de operação assistida não será cobrada tarifa dos usuários.

A partir do terceiro mês, a operação passará a ser realizada das 4h à meia-noite no serviço regular. Também começará a funcionar um novo serviço, o Connect, que sairá da Estação Brás até a Estação Aeroporto somente nos horários de pico, sem a necessidade de baldeação na Estação Engenheiro Goulart. O trajeto terá cerca de 35 minutos, com o trem parando nas estações para embarque e desembarque e o valor da tarifa será o mesmo do trem metropolitano, que hoje custa R$ 4.

Já no quarto mês, a previsão é que entre em operação o serviço Airport-Express que levará os usuários direto da estação Aeroporto-Guarulhos até a histórica Estação da Luz, onde há transferência para as linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM e para as linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô, além de outras facilidades de transportes como ônibus e táxi. O trajeto será realizado em cerca de 35 minutos e os trens partirão em 4 horários programados nos dois sentidos. A tarifa será diferenciada e o valor ainda está sendo definido.

Foto: Gilberto Marques-Máquina CW