CPTM apresenta trem da série 2500 para a Linha 13-Jade no começo de junho

- PUBLICIDADE -
Corrida Folha Metropolitana

Lucy Tamborino

Fabricados pela CCR, o primeiro novo trem da série 2500 para Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) pode ser entregue em junho. De acordo com o Diário Oficial do Estado, um funcionário público irá a Qingdao, na China, cidade onde a sede da empresa fabricante está instalada.

A publicação aponta que a visita será para a cerimônia de entrega do primeiro trem, cujo objeto é o serviço de projeto, fabricação e comissionamento de oito trens de oito carros cada, totalizando 64 carros para a Linha 13-Jade.

Apesar disso, os novos trens devem começar a circular somente no segundo semestre, depois de passar por testes de performance. Uma concorrência para aquisição do material rodante no valor de R$ 316,7 milhões foi vencida pelo consórcio Teimoinsa-Sifang.

Equipados com tecnologia de ponta, os trens terão iluminação interna com tecnologia de LED’s, sistema de detecção e imobilização do trem em caso de ocorrência de descarrilamento; de controle de tração e frenagem atuando em casos de patinagem e deslizamentos das rodas do trem; de identificação do condutor (biométrico e por senha), monitores multimídia e mapa de linha eletrônico, entre outras funcionalidades.

As composições também terão monitoramento com câmeras no interior e parte externa frontal e um diferencial: bagageiros dispostos ao longo dos salões de passageiros.

Atendendo ainda as exigências das Normas Brasileiras de acessibilidade devem contar com todos os dispositivos para orientar usuários com deficiências auditiva (mapa dinâmico) e visual (áudio), tais como: sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, painel eletrônico para orientar o lado de desembarque e local das estações concomitante com áudio.

Imagem: Divulgação

- PUBLICIDADE -