Corredor Santos Dumont deve ser entregue até setembro

Lucy Tamborino

Com quase seis quilômetros, considerando os dois sentidos, o corredor de ônibus na avenida Santos Dumont deve ser entregue até setembro.

Em Cumbica, a obra beneficiará cerca de 90 mil passageiros das 11 linhas municipais e 15 intermunicipais que trafegam diariamente pelo local, impactando cerca de 240 ônibus.

A intervenção realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, visa aumentar a velocidade média dos coletivos, bem como facilitar a vida dos usuários do sistema.

O corredor terá seu percurso da avenida Guinle até a rua Caririaçu, com seis estações de embarque, retorno na altura da rua Justino de Maio e um viaduto de estrutura metálica sobre a rodovia Presidente Dutra. 

Com cerca de R$ 51 milhões investidos, a intervenção será construída em concreto flexível. Os recursos são provenientes da Prefeitura de Guarulhos e do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Mobilidade Urbana, do Governo Federal. Também faz parte da obra uma ciclovia de 2,5 Km entre as pistas, no início do ano, de acordo com o engenheiro responsável, Wellington Tito de Souza, estava 80% concluída.

A época os esforços estavam concentrados na implementação da barreira rígida que dará sustentação à estrutura do retorno, tendo em vista o desnível existente entre as pistas norte e sul da avenida. 

A obra é realizada pelo consórcio T-A Trail/Arvek, e supervisionada pelo Departamento de Planejamento e Projetos da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU).

Imagem: Sidnei Barros/PMG