Corpo de Bombeiros visita 379 imóveis durante ‘Operação Edificação Mais Segura’

Mayara Nascimento

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo passou por 379 estabelecimentos para orientar os cidadãos quanto à mudança na fiscalização dos imóveis e conscientizar sobre a prevenção de incêndios. A Operação Edificação Mais Segura ocorreu na terça-feira (02) e na sexta-feira (05).

Somente na terça-feira (02), 231 empresas foram visitadas, totalizando 693 pessoas orientadas. Já na sexta-feira (05), a operação passou por 148 estabelecimentos e orientou aproximadamente 478 pessoas.

“A finalidade da operação não é fiscalizar e sim conscientizar a população que haverá uma mudança no processo. Fomos muito bem recebidos pelos proprietários dos estabelecimentos”, comentou o Major Adriano Martins, Comandante Interino do 5º Grupamento de Bombeiros.

A partir de hoje as fiscalizações serão realizadas pelos bombeiros militares, identificados pelo uniforme caraterístico e viaturas oficiais, munidos de ordens de fiscalização identificada por QR Code, contendo o nome do agente, a data e o local a ser fiscalizado. A medida serve para evitar fraudes de pessoas mal intencionadas.

As fiscalizações serão feitas mediante a uma denúncia ou por solicitação do Ministério Público. Uma equipe especializada fará o serviço, e o time do operacional continuará atendendo as emergências.

Nos últimos cinco anos, 166.026 ocorrências de incêndios estruturais foram atendidas, totalizando 4.658 pessoas, além dos danos ao meio ambiente e prejuízos econômicos.

Imagem: Divulgação